Margareth Menezes quer voltar a fazer mais shows em 2024: 'Lula sabe'
Uma das atrações do Festival Verão, Margareth Menezes, 61, revelou que quer fazer mais shows esse ano. No ano passado, ao assumir o cargo de ministra da Cultura do governo Lula (PT), ela interrompeu sua agenda artística. Realizou apenas cinco apresentações ao longo de todo 2023.
O que aconteceu
Após abrir mão da agenda em 2023 para assumir o ministério e ficar fora do Carnaval, Margareth quer conciliar a vida política com uma agenda de shows mais constante. Inclusive, tirou férias ministeriais para poder cantar na folia de 2024.
Não é a primeira vez que temos um ministro da Cultura [artista]. Tivemos o Gilberto Gil por seis anos. Estou seguindo pelo mesmo caminho, afinal de contas, não dá para viver sem música, não é saudável para mim e minha carreira artística. Então, a gente vai procurando como fazer isso, mas esse ano eu quero cumprir um pouco mais de agenda. O presidente Lula sabe disso. Preciso ter equilíbrio.
Margareth Menezes a Splash
Nas entrevistas com a imprensa no backstage e em cima do palco, Margareth fez questão de enfatizar que, antes de tudo, ela é artista e que tudo o que construiu ao longo dos 37 anos de carreira foi "em cima do palco, cantando, graças a Deus". Mas, não teve jeito: o público entoou gritos de "ministra, ministra" em direção ao palco após ela cantar "Faraó", seu principal sucesso.
Margareth se apresentou no festival ao lado de Daniela Mercury e do Ile Aiyê, bloco afro com 50 anos de história. "Homenagem muito merecida por tudo que o Ile construiu, juntamente com a Daniela que também tem ligação com os blocos afro. Momento para festejar, curtir e agradecer ao Ile".
Ela tem uma relação antiga com o Festival de Verão. Foi ali que gravou seu primeiro DVD em 2006. "Foi um presente para mim. Nem tinha grana para fazer DVD quando recebi aquela notícia? Sou um artista que venho do mercado da música alternativa e, graças a Deus, com muito esforço, a gente ia aproveitando essas oportunidades. Assim, construí a minha carreira. Nesse momento que recebi o convite do presidente Lula, conhecendo essas dificuldades, a gente pode contribuir de alguma forma [para o país]. Foi um ano desafiador."
Mais cinemas
O foco de Margareth era a música, mas ela não deixou de falar sobre projeto do governo Lula que pretende construir salas de cinema em cidades que não possuem o equipamento. Ela reforçou, porém, que estão em fase de estudos, mas já houve o mapeamento das cidades..
É uma ação importante porque, no mapeamento que temos, muitas cidades não têm cinema. Nós queremos chegar lá. Vamos ter cinemas para várias cidades. Estamos fazendo o projeto.
Margareth Menezes
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.