Hostel faz Carnaval 'seguro' para LGBTs em Salvador: 'Lugar de acolhimento'
O Carnaval de Salvador, que começa oficialmente na quinta-feira (8), conta com um espaço pensado para o público LGBTQIA+. O hostel CasAMARelo, localizado na Barra, é considerado "seguro e acolhedor" por moradores e viajantes durante as festas na capital baiana.
Carnaval dos viajantes LGBTQIA+
Local é administrado por Ynaiá Barros, 30. "Começamos como hostel e fomos acolhendo outras pessoas, principalmente pessoas trans excluídas de suas famílias. Mesmo recebendo viajantes, tornou-se o lugar em que muitos encontram acolhimento em Salvador", contou em papo com o UOL.
Além de festas programadas para o período do Carnaval, espaço também oferece formações e eventos culturais. "Pensamos no hostel como um espaço alternativo, com festas alternativas para o nosso público LGBTQIA+", completou Ynaiá.
Segurança para curtir festas no espaço é um dos pontos destacados pelos viajantes. "É bom encontrar espaços seguros. Não estou aqui há muito tempo, mas sei que são poucos espaços voltados às pessoas LGBTQIA+", afirmou Lírio Barreto, 27.
O argentino Federico Gubia, 35, trabalha no local. "Ficamos muito sozinhos como viajantes, sabe? Não tem ninguém que entenda você, que entenda o que você sente. [...] Aqui, você tem a liberdade de ser quem você é."
Ser imigrante é difícil, ser trans é difícil. As duas coisas misturadas se tornam ainda mais difíceis. Aqui encontrei um lugar, uma família, um espaço.
Federico Gubia
Hostel está próximo ao Farol da Barra, local de partida de diversos trios durante o Carnaval. "As festas também significam que você pode acabar bebendo demais, ou algo parecido. E se você não tem um local seguro para voltar, fica foda. [...] Qualquer pessoa LGBTQIA+ é bem-vinda e cuidada por aqui", completou Federico.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.