Adriano, Mário de Andrade e hip hop: quais são os enredos das escolas de SP
Os desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo acontecem nesta sexta-feira (9) e sábado (10).
O público presente no sambódromo do Anhembi acompanhará verdadeiros espetáculos na avenida, mergulhando em fatos históricos, homenagens a grandes símbolos de fé e cultura, e muito mais. E o melhor, tudo isso embalado pelo samba!
Conheça os enredos das escolas de SP
Camisa Verde e Branco
"Adenla - O imperador nas terras do rei" - O ex-jogador do Flamengo, Inter de Milão e outros times, Adriano Imperador, será o grande homenageado.
Barroca Zona Sul
"Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a faculdade do samba. 50 anos de Barroca Zona Sul" - A escola revisita toda sua história e homenageia o presidente de honra Geraldo Sampaio Neto Borjão, que morreu no mês passado.
Dragões da Real
"África - Uma constelação de reis e rainhas" - A cultura africana será exaltada no sambódromo, especialmente pela influência que ela teve na história da humanidade.
Independente Tricolor
"Agojie, a lâmina da liberdade!" - O samba-enredo conta a história do único exército feminino, criado na África para defender o reino de Daomé. Uma das inspirações é o filme "A Mulher Rei", estrelado por Viola Davis.
Acadêmicos do Tatuapé
"Mata de São João - uma joia da Bahia símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a mata de São João!" - O município baiano, conhecido pelas belas praias de Imbassaí e Praia do Forte, será homenageado com um forte viés pelo cuidado com a natureza.
Mancha Verde
"Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta" - O samba-enredo passa pela história de Okô, orixá da agricultura, falando também do ciclo da cana de açúcar e do café.
Rosas de Ouro
"Ibira 70 - A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024" - O famoso parque paulistano será homenageado no Anhembi, com destaque para a natureza presente local e a referência que se tornou para cultura e lazer.
Vai-Vai
"Capítulo 4, versículo 3 - Da rua e do povo, o hip hop: um manifesto paulistano" - De volta ao grupo especial, a escola celebra os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil, completados no ano passado, e ainda fala da luta da arte para ocupar as ruas.
Tom Maior
"Aysú: uma História de Amor" - Desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Campello, o samba-enredo se aventura na cultura indígena com um olhar mais fantástico e mesclando outras referências, como os mitos de Orfeu e Euridice.
Mocidade Alegre
"Brasiléia Desvairada: a Busca de Mário de Andrade por um País" - O desfile celebra o autor, um dos fundadores do modernismo brasileiro, tendo como referência uma carta de 100 anos atrás em que ele declara seu amor pelo Brasil.
Gaviões da Fiel
"Vou te Levar pro Infinito" - Inspirada pelo enredo de 1995, "Coisa Boa é Para Sempre", a escola fará uma releitura do desfile responsável pelo seu primeiro título no Carnaval paulistano.
Águia de Ouro
"Águia de Ouro nas Ondas do Rádio" - Em 2022, a primeira transmissão de rádio no país completou 100 anos e será lembrada junto de toda a evolução posterior a esse momento histórico.
Império de Casa Verde
"Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta" - Além de homenagear a biografia de Fafá de Belém, a escola dará uma atenção especial aos rituais amazônicos como grandes influências da musicalidade da artista.
Acadêmicos do Tucuruvi
"Ifá" - O samba-enredo observa o oráculo de Ifá não somente como um jogo de adivinhação, mas também como uma filosofia e olhar singular para a vida, segundo os preceitos e princípios Yorùbá.
Deixe seu comentário