Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Pais buscam alternativas para monitorar as crianças no transporte escolar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Colocar as crianças no transporte escolar e continuar realizando as tarefas do dia a dia com tranquilidade é um desafio enorme para os pais. Daiane de Jesus é uma das mães que não relaxava enquanto seus dois filhos excepcionais, alunos da APAE de Criciúma (SC), não chegavam em casa. Mas há poucos meses encontrou uma solução: monitorá-los durante o caminho por meio do GPS Escola, um aplicativo que mostra em tempo real onde está a van escolar.
"O aplicativo foi a melhor coisa que me aconteceu. Lembro que uma vez o pneu da van escolar furou e eu esperei quase uma hora sem saber o que estava acontecendo com meus filhos. Foi um desespero. Agora tenho mais tranquilidade porque sei a hora que o transporte vai chegar para buscá-los, e o melhor, acompanho os dois durante todo o caminho. Se acho que está demorando, confiro exatamente onde está a van e tenho acesso ao nome do motorista e placa do veículo", conta a mãe de Vitor (13) e Letícia (15).
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
O aplicativo usado por Daiane (GPS Escola na plataforma MOBI2GO) para monitorar seus filhos foi disponibilizado pela prefeitura de Criciúma, e é desenvolvido pela empresa Sentran. Nesse projeto, cada aluno recebe uma etiqueta com QR Code, que é afixada em sua mochila. Ao entrar no transporte, o monitor, com ajuda de um celular, lê o código e pronto, ele já está sendo monitorado.
Os pais ou responsáveis podem acompanhar todo trajeto do seu filho e receber notificações no embarque e desembarque. Também há um canal de atendimento para dúvidas, reclamações e solicitações, com chat no sistema.
Outra vantagem desse tipo de aplicativo é para a empresa de transporte/prefeitura, já que é possível acessar de forma detalhada todos os trajetos, com informações sobre quilômetros rodados, velocidade e tempo de cada percurso.
Outras opções
Uma saída para os pais que querem monitorar os seus filhos no trajeto para a escola é pedir que o monitor do transporte escolar envie a localização em tempo real pelo Whatsapp, por exemplo. É o que Andrea Cruz faz com seu filho Guilherme, de 7 anos.
"Foi uma condição na escolha do transporte escolar, pedi que a monitora me enviasse a localização em tempo real todos os dias. Assim fico mais tranquila, pois sei exatamente onde meu filho está e posso ir ao encontro dele no caso de alguma emergência", conta.
Outra opção é solicitar à empresa que passe a usar um aplicativo de monitoramento similar ao MOBI2GO. Existem vários no mercado, como Mapix, Vanescola, MyVan e TransKids. O serviço é bem similar: o aplicativo passa informações em tempo real do trajeto e notifica o responsável quando a criança chega em casa ou na escola. Também é possível controlar onde o veículo está antes de chegar para buscar o estudante, o que facilita a logística de casa.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.