Fifa pode punir presidente da Federação Espanhola por beijo forçado
A FIFA informou nesta quinta-feira (24) que a sua Comissão Disciplinar abriu um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por conta do beijo na boca dado em Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina.
De acordo com a FIFA, Rubiales pode ter violado o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade, que fala sobre comportamento ofensivo e violações aos princípios do jogo limpo.
"O Comitê Disciplinar da FIFA só fornecerá mais informações sobre estes processos disciplinares depois de emitir uma decisão final sobre o assunto. A Fifa reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento em contrário", disse a entidade em comunicado.
A advogada Fernanda Soares, especialista em direito desportivo, explica que a FIFA tem competência para instaurar um procedimento disciplinar como o anunciado.
"A FIFA tem competência para instaurar um procedimento disciplinar, já que o fato aconteceu em uma competição organizada pela entidade. Mas vale lembrar que, ainda que não tivesse competência, e que o dirigente fosse julgado pela Federação Espanhola, as sanções a ele eventualmente aplicadas poderiam ter impacto internacional a pedido da Federação", afirma.
Sobre as possíveis punições, a advogada conta que a FIFA pode apenas advertir como também banir o dirigente de participar de qualquer atividade ligada ao futebol.
"As sanções aplicáveis vão desde uma simples advertência até o banimento de participação em qualquer atividade relacionada ao futebol; ou seja, um eventual banimento não atacaria somente a posição dele como dirigente, mas abrangeria qualquer outra atividade no esporte", cita Fernanda Soares.
Em meio à crise envolvendo Rubiales, a RFEF convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para essa sexta-feira, às 7h, na sede da entidade, na Cidade do Futebol de Las Rozas. Uma das pautas discutidas será a crise envolvendo o presidente.
Por conta da forte pressão, Rubiales pode renunciar ao cargo nesta sexta-feira. Diversos veículos de imprensa da Espanha dão a saída do dirigente de 45 anos como praticamente certa.
Entenda o caso
Tudo aconteceu durante a premiação da seleção espanhola, campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Luis Rubiales cumprimentou a meio-campista Jenni Hermoso no pódio com um beijo na boca. Além disso, o dirigente foi flagrado fazendo gestos obscenos.
Nas redes sociais, a jogadora disse que "não gostou" da atitude do dirigente, mas depois amenizou a situação.
Rubiales recebeu diversas críticas pela atitude, inclusive do Ministro da Igualdade da Espanha, que a descreveu como "violência sexual".
Na última segunda-feira (21), o dirigente se desculpou pelo ocorrido.
"Houve um fato que tenho de lamentar e é tudo o que se passou entre mim e uma jogadora (Jenni Hermoso), com uma relação magnífica entre os dois, assim como com outras, e onde, bom, certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má-fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora [do país] se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado", disse Rubiales.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberNos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.