Lei em Campo

Lei em Campo

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Fifa pode punir presidente da Federação Espanhola por beijo forçado

A FIFA informou nesta quinta-feira (24) que a sua Comissão Disciplinar abriu um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por conta do beijo na boca dado em Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina.

De acordo com a FIFA, Rubiales pode ter violado o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade, que fala sobre comportamento ofensivo e violações aos princípios do jogo limpo.

"O Comitê Disciplinar da FIFA só fornecerá mais informações sobre estes processos disciplinares depois de emitir uma decisão final sobre o assunto. A Fifa reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento em contrário", disse a entidade em comunicado.

A advogada Fernanda Soares, especialista em direito desportivo, explica que a FIFA tem competência para instaurar um procedimento disciplinar como o anunciado.

"A FIFA tem competência para instaurar um procedimento disciplinar, já que o fato aconteceu em uma competição organizada pela entidade. Mas vale lembrar que, ainda que não tivesse competência, e que o dirigente fosse julgado pela Federação Espanhola, as sanções a ele eventualmente aplicadas poderiam ter impacto internacional a pedido da Federação", afirma.

Sobre as possíveis punições, a advogada conta que a FIFA pode apenas advertir como também banir o dirigente de participar de qualquer atividade ligada ao futebol.

"As sanções aplicáveis vão desde uma simples advertência até o banimento de participação em qualquer atividade relacionada ao futebol; ou seja, um eventual banimento não atacaria somente a posição dele como dirigente, mas abrangeria qualquer outra atividade no esporte", cita Fernanda Soares.

Em meio à crise envolvendo Rubiales, a RFEF convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para essa sexta-feira, às 7h, na sede da entidade, na Cidade do Futebol de Las Rozas. Uma das pautas discutidas será a crise envolvendo o presidente.

Por conta da forte pressão, Rubiales pode renunciar ao cargo nesta sexta-feira. Diversos veículos de imprensa da Espanha dão a saída do dirigente de 45 anos como praticamente certa.

Continua após a publicidade

Entenda o caso

Tudo aconteceu durante a premiação da seleção espanhola, campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Luis Rubiales cumprimentou a meio-campista Jenni Hermoso no pódio com um beijo na boca. Além disso, o dirigente foi flagrado fazendo gestos obscenos.

Nas redes sociais, a jogadora disse que "não gostou" da atitude do dirigente, mas depois amenizou a situação.

Rubiales recebeu diversas críticas pela atitude, inclusive do Ministro da Igualdade da Espanha, que a descreveu como "violência sexual".

Na última segunda-feira (21), o dirigente se desculpou pelo ocorrido.

"Houve um fato que tenho de lamentar e é tudo o que se passou entre mim e uma jogadora (Jenni Hermoso), com uma relação magnífica entre os dois, assim como com outras, e onde, bom, certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má-fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora [do país] se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado", disse Rubiales.

Continua após a publicidade

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.