Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Dorival Jr poderá dar título inédito ao São Paulo e entrar para a história

Mesmo se não vencer os títulos, já são duas brilhantes temporadas de Dorival Jr, mostrando claramente que, nesse momento, o melhor treinador brasileiro está no Morumbi.

Em 2022, Dorival estava fazendo um belo trabalho no Ceará, enquanto o Flamengo estava descendo a ladeira com o português Paulo Sousa, até bater um desespero na direção e irem atrás do Dorival. Ele pegou um time cheio de problemas, com uma dúvida no ar: será que Gabriel e Pedro poderiam jogar juntos ou não? Todos os treinadores anteriores disseram não. Domènec, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Souza... até Dorival chegar e dizer 'sim'. Colocou Gabriel e Pedro juntos e conquistou dois títulos importantes: a Copa do Brasil e a Libertadores.

Mas os péssimos dirigentes do Flamengo "avaliaram" que ele não tinha o mesmo tamanho do rubro-negro para continuar mesmo com os títulos. Ficou desempregado até a diretoria tricolor decidir demitir o Rogério Ceni e trazer o Dorival. Novamente, pegou um time com terra arrasada e, com paciência, foi montando a equipe, testando jogadores, mas rapidamente encontrou um time titular.

Conseguiu levar o São Paulo a uma posição tranquila na tabela do Campeonato Brasileiro. Isso se formos levar em consideração que era um time que, inicialmente para muitos, jogaria para fugir do rebaixamento. Na Sul-Americana fez ótima primeira fase e, no primeiro jogo eliminatório, foi perfeito contra uma equipe perigosa como o argentino San Lorenzo. Na Copa do Brasil, correu riscos, mas conseguiu eliminar o Palmeiras, vencendo as duas, e arrasou o rival Corinthians.

Claro que faltam algumas fases na Sul-Americana e a final da Copa do Brasil, mas o trabalho do Dorival Jr sem dúvida alguma é o melhor entre os treinadores brasileiros. Eu sei que os são-paulinos ficaram bravos, mas para mim seria ele o treinador interino da seleção brasileira. Não são só elogios que farei, porque, na minha opinião, tirar o Calleri da partida contra o Corinthians foi um erro, porque é um cara que preocupa qualquer defesa. Depois que ele saiu, o tricolor foi sufocado, mesmo sendo sem organização do adversário. Mas Dorival escalou bem, fez um trabalho mental excelente, foi inteligente em colocar o time para cima do Corinthians para se classificar durante o jogo, evitando os pênaltis, porque seria desfavorável para ele.

Com ele no comando, o São Paulo recuperou a autoestima, o moral, a confiança, e formando um ambiente entre os jogadores e comissão tranquilo, com credibilidade entre eles. Dá entrevistas tranquilas, mesmo quando é derrotado, mostra humildade quando valoriza seus comandados e não a si mesmo, como fazem a maioria dos treinadores. Sem contar que soube como utilizar o diferencial de Lucas Moura rapidamente, sendo que, com ele, o tricolor deu um salto enorme de qualidade. Dorival Jr amadureceu e se consolidou como um treinador vencedor.

Outro grande feito foi dar ao torcedor um time que se entrega, que respeita a história e a camisa tricolor, e com isso se criou um elo muito forte entre arquibancada e campo. Não podemos esquecer que, se ganhar a Copa do Brasil, dará um título inédito ao São Paulo e será tricampeão, porque venceu em 2010 pelo Santos e 2022 pelo Flamengo. Poderá entrar para a história do clube de uma forma brilhante e também para o hall dos treinadores brasileiros mais vencedores dos últimos anos. No final de semana, já enfrenta o líder Botafogo pela primeira rodada do segundo turno do Brasileirão, e nas duas próximas semanas decidirá com a LDU do Equador quem irá adiante na Copa Sul-Americana. Com Dorival Jr, o São Paulo Futebol Clube voltou a orgulhar a nação tricolor.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes