Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Assustado, Botafogo sente o peso do poderoso Palmeiras na sua cola

O Campeonato Brasileiro começou a abrir para o Palmeiras, principalmente depois de mais uma derrota do Botafogo, ontem (16), para o Atlético-MG. O time da estrela solitária está encontrando muita dificuldade para se segurar neste início de segundo turno.

Nas quatro primeiras rodadas, o Botafogo fez 12 pontos, mas agora, no mesmo número de partidas no returno, só conseguiu quatro. A diferença é muito grande, principalmente quando se tem na cola um time acostumado a vencer títulos, muito regular e comandado pelo melhor treinador que trabalha no Brasil, que é Abel Ferreira.

Na realidade, nenhum dos dois times está jogando bem, só que o Palmeiras está assim desde o início, sem brilhar, sem encantar, vencendo com muita dificuldade. Já o líder estava voando, fazendo um campeonato fora da curva e agora está caindo, perdendo a intensidade e não está conseguindo ser letal como antes.

O grande risco de verdade para o Botafogo é deixar o campeonato se equilibrar, porque aí o Palmeiras é mais time. O Botafogo ainda tem sete pontos à frente, mas na 24ª rodada precisa voltar a vencer urgentemente e irá enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena, enquanto o Palmeiras jogará contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Está faltando ao time carioca o mesmo ímpeto e a mesma agressividade que teve no espetacular primeiro turno que fez. Isso obviamente mexe muito com a confiança do time e com o psicológico dos jogadores, que começam a ficar intranquilos, ansiosos e impulsivos para fazer as escolhas nas jogadas.

De agora em diante, o maior desafio será suportar a pressão e a cobrança interna e externa, sabendo que tem um time muito experiente e super preparado mentalmente na cola. Mas acredito ainda que o Botafogo conseguirá se manter, mas não com toda a segurança que tinha antes.

O peso para um time que já chegou a ter 13 pontos à frente do segundo colocado - e que não ganha o Brasileiro desde 1995 - é bem grande. Ainda mais quando na sua cola tem uma equipe que em menos de três anos ganhou tudo aqui na América do Sul, sendo ainda o atual bicampeão paulista e brasileiro.

O Botafogo está num período muito delicado, não só pela falta de resultados e a aproximação do Palmeiras, mas pelo lado emocional. Enquanto o líder começa a se abalar e o segundo colocado se enche de confiança, a grande diferença está exatamente nos últimos anos das duas equipes.

O time do mágico Garrincha flerta com a Série B frequentemente, inclusive caindo e voltando. Só com a chegada da SAF, com John Textor, que voltou a ocupar um lugar de destaque. Mas isso só no Campeonato Brasileiro, porque no Carioca manteve a sequência ruim dos outros anos, sem se classificar para as finais. E, de quebra, foi eliminado dos outros torneios que disputou.

Continua após a publicidade

Já o time verde, que teve na camisa 10 um dos melhores jogadores que vi jogar na minha vida, o Divino Ademir da Guia, se encontra numa situação confortável porque não tem nenhuma obrigação de passar o Botafogo - já que está ali, não custa tentar. O Palmeiras também está na semifinal da Copa Libertadores e isso pode definir suas intenções na temporada.

Neste momento, a situação do Brasileirão é essa e quem quiser incluir outros concorrentes ao título estará forçando a barra.

Tem algum outro time no campeonato que está mostrando força para ultrapassar Botafogo e Palmeiras?

Na minha opinião, não!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.