Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Pressão no Botafogo ou desespero no Corinthians, qual será a emoção final?

Nesta sexta-feira (22), às 20h (de Brasília), a bola rola na Neo Química Arena para o confronto Corinthians x Botafogo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Não é apenas mais uma partida do campeonato porque, com os resultados que veem acontecendo, o duelo também interessa aos demais clubes que estão no topo da tabela e no Z4.

O time carioca é o líder do Brasileirão, com 51 pontos, e viu sua diferença diminuir gradativamente e, nesse momento, tem sete pontos de folga.

Ontem (21), o vice-líder Palmeiras foi a Porto Alegre e perdeu por 1 a 0 para o Grêmio (3º), desperdiçando uma grande oportunidade de colocar uma pressão enorme para cima do Botafogo que, se vencer hoje à noite, abre 10 pontos de vantagem na liderança.

Ou seja, eu escrevi há algumas semanas que o campeonato poderia entrar num "efeito sanfona", que seria diminuir e aumentar a diferença até a última rodada, mas para que isso aconteça, só a vitória interessa hoje ao time da 'Enciclopédia' Nilton Santos.

A princípio, não será nada fácil, pois nunca se sabe qual será o espírito do time do Corinthians quando entrar em campo.

O Botafogo é o favorito e continuo achando que será o campeão brasileiro de 2023. Mesmo que perca essa partida em São Paulo, a vantagem do Alvinegro carioca continuará de sete pontos a seu favor.

A história para o Corinthians já é outra. Se perder em casa, a situação começa a ficar desesperadora na luta contra o rebaixamento.

O Brasileirão está embolado em determinadas faixas da classificação. Tanto que o décimo colocado, que é o Cuiabá, soma 29 pontos, cinco apenas a mais que o Santos, o primeiro a figurar no Z4.

Continua após a publicidade

A situação do time de Vanderlei Luxemburgo neste momento é muito desconfortável, uma vez que viu a sua folga de cinco pontos em relação à zona de rebaixamento cair para somente três. Assistiu os times que estavam quase no fundo do posso ressurgirem, enquanto o Timão não consegue sair do lugar.

O Vasco voltou a vencer e jogar muito bem, e está subindo na tabela.

O Santos foi a Salvador e ganhou por 2 a1 o confronto direto contra o Bahia. O Peixe jogou bem e está perto de deixar o Z4 — tem apenas um ponto a menos que o Tricolor baiano, que ocupa a 16ª posição.

Já o Goiás empatou sem gols com o Flamengo, em Goiânia, mas conseguiu colar um pouco mais no Corinthians.

Nesta rodada, mesmo se for derrotado, o time do Parque São Jorge ainda não entrará no Z4, mas a situação passará de desconfortável para caótica.

O Corinthians não jogou bem em nenhuma partida e, mesmo nesse empate incrível por 4 a 4 com o Grêmio, o Alvinegro paulista se mostrou desorganizado e só conseguiu a reação graças ao brio dos jogadores que sabiam que, se fossem goleados em casa, como estava se desenhando, o ambiente ficaria insuportável.

Continua após a publicidade

Na próxima rodada, o Timão tem pela frente o clássico com o São Paulo, no Morumbi, e aí tudo poderá piorar (e muito), já que Bahia, Goiás e Santos podem o ultrapassar na classificação e o jogar para zona de rebaixamento.

Por isso, uma vitória hoje contra o Botafogo é imprescindível para espantar momentaneamente o risco que está bem à sua frente.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.