Botafogo segue tranquilo na ponta mesmo sem jogar; sorte de campeão?
Os jogos desta quarta-feira (25) pela 29ª rodada do Brasileirão mostraram algumas tendências para a reta final do campeonato, além de a noite ter sido repleta de gols.
A primeira delas é pela briga pelo título. Como eu já disse muitas vezes, o Botafogo será campeão graças ao que fez no primeiro turno e ao "efeito sanfona" que presenciamos já faz um tempo no torneio.
Quando todos achavam que o cerco estava se fechando para o time do Lúcio Flávio e que o Red Bull Bragantino poderia diminuir a vantagem (de 7 pontos para 4 pontos) em relação ao alvinegro carioca — teve a partida contra o Fortaleza adiada e não entra em campo no meio desta semana —, o time do interior de São Paulo perdeu em casa para o Atlético-MG por 2 a 1 e não saiu do lugar.
Já o Flamengo de Tite, que havia vencido dois jogos seguidos, poderia ter ultrapassado o Bragantino na tabela — assumindo a vice-liderança — e também teria reduzido a diferença para o Fogão para seis pontos. O Rubro-Negro, no entanto, perdeu por 3 a 2 para o Grêmio, em Porto Alegre.
Classificação e jogos
Ou seja, mesmo sem jogar, o Botafogo teve ao seu favor alguns resultados nesta quarta-feira.
Agora, além da sua vantagem continuar a mesma, tem uma partida a menos que os concorrentes na disputa pela taça.
Enquanto isso, na parte debaixo da tabela, a rodada foi toda favorável ao Corinthians. O time de Mano Menezes foi até a Arena Pantanal e venceu o difícil Cuiabá por 1 a 0, com gol de Romero, e passou o Bahia. O Tricolor de Salvador perdeu para Cruzeiro por 3 a 0, no Mineirão. O resultado em Belo Horizonte também foi benéfico ao Internacional, que joga nesta quinta com o Vasco, no Rio.
O Corinthians chegou aos 36 pontos, pulou para a 13ª colocação, e terá o confronto direto com o Santos, domingo (29), na Neo Química Arena. Com uma nova vitória, acredito que o Timão se afastará definitivamente do Z4.
Fora isto, tivemos uma goleada histórica no Allianz Parque. O Palmeiras passou por cima do São Paulo ao aplicar 5 a 0. O Tricolor do Morumbi não viu nem a cor da bola. Esse resultado, que entrou para a história do Choque-Rei, colocou o time de Abel Ferreira em terceiro lugar.
Foi uma rodada em que mais uma vez ninguém conseguiu encostar no líder Botafogo. Acredito que o campeonato caminhará assim até o fim, com o Fogão sendo o campeão. Ninguém está realmente conseguindo assustar e nem pressionar o Alvinegro carioca até agora.
Foi uma noite de gala do Campeonato Brasileiro, com 30 gols em sete jogos — com direito a vários golaços.
O número de bolas nas redes ainda pode aumentar com mais duas partidas nesta quinta-feira (26). Estes duelos mexem com a zona de rebaixamento: Vasco x Inter, em São Januário, e Santos x Coritiba, na Vila Belmiro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.