Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo está mais forte do que já era. Tite vai conseguir unir esse grupo?

Dessa vez, vou escrever sobre a movimentação do Flamengo para ter um 2024 completamente diferente do ano desastroso que foi 2023. Não tenho dúvida alguma de que esse time irá brigar de verdade por tudo que disputar.

Para começar, o Tite está tendo a oportunidade de fazer a pré-temporada para trabalhar com o seu elenco do jeito que ele gosta de jogar. Ele tem um grupo fortíssimo nas mãos, com diversas alternativas, principalmente do meio-campo para o ataque. Terá escolhas difíceis, porque tem muita gente boa com estilos diferentes para colocar em campo. Mas, como se diz no futebol, "esse tipo de problema é o que todo treinador deseja".

O ótimo preparador físico Fábio Mahseredjian está pegando os jogadores para trabalhar desde o início e colocar todos em forma equilibrada. Vi uma entrevista dele em que diz que ninguém chegou muito acima do peso, que no máximo alguns se apresentaram com 1 quilo a mais, e isso, para o futebol, não é nada. Com a intensidade dos treinos na pré-temporada, junto com uma alimentação equilibrada, perdem isso em poucos dias.

O Flamengo é um time pronto e muito forte, por isso as movimentações até agora foram pontuais e fortaleceram o elenco com caras que chegaram para jogar. O zagueiro Léo Ortiz (28 anos) do Red Bull Bragantino é o zagueiro que o Tite quer, até porque já foi convocado para a seleção em sua época de treinador. Se chegar mesmo, chega para ser titular do time, que em 2023 demonstrou ter uma defesa problemática. É um jogador muito forte fisicamente, muito bom na jogada aérea e que marca duro, chegando junto sem ser desleal ou maldoso.

Agora, a cartada do mercado mais importante no Brasil foi a chegada do uruguaio De La Cruz para o meio-campo do time da Gávea. Um grande jogador que tem como característica principal colocar a dinâmica e o ritmo de um jogo. Um jogador rápido, com estilo intenso de se jogar, que aumentará a velocidade do meio-campo do Flamengo.

Titular da forte seleção do Uruguai, que há pouco tempo passou por cima da brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, tem a qualidade de ser ambidestro e joga em todas as posições do meio-campo, inclusive aberto pelos lados também. Vem do grande River Plate, mas se impressionará quando entrar pela primeira vez com a camisa rubro-negra no Maracanã, porque irá presenciar um espetáculo da enorme torcida flamenguista lotando o estádio e fazendo a sua festa habitual. Só sei de uma coisa: ele vai ficar bobo sentindo aquela energia mágica jogando no Maracanã como seu estádio e não mais como adversário.

Outro jogador na mira é o lateral esquerdo Matías Viña, que cairia muito bem nesse time, mas até agora está em negociação. Mas talvez o principal reforço tenha sido a renovação do contrato de Bruno Henrique. Ele assinou por mais três anos e quase que essa fraca diretoria do Flamengo vacilou. O Bruno Henrique poderia ter ido reforçar um concorrente por falta de consideração e respeito à sua história recente no clube.

As alternativas que Tite terá são incríveis mesmo: Pulgar, De La Cruz, Gerson, Arrascaeta, Luís Araújo, Gabriel, Pedro, Éverton Cebolinha e Bruno Henrique. Dependerá do esquema que o Tite utilizará para fazer suas escolhas.

Eu começaria o ano com De La Cruz e Pulgar como dois volantes, Gerson e Arrascaeta sendo os dois meias, Pedro e Bruno Henrique no ataque. Dessa forma, seria um 4-4-2, mas se for um 4-3-3, irá precisar tirar um do meio para colocar um ponta pela direita. Enfim, o Tite terá uma "gostosa" dor de cabeça.

Continua após a publicidade

O problema desse Flamengo é a diretoria, que tem como personagens principais Rodolfo Landim (presidente) e Marcos Braz (Diretor de futebol).

Na minha visão, a temporada desastrosa do ano passado é de total responsabilidade deles. Isso porque Marcos Braz tem uma arrogância e uma soberba enormes. Tudo começou com: "Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar". Essa soberba desacerbada foi para dentro de campo, e a sua falta de liderança e comando deu brecha para tudo o que aconteceu.

A agressão no Pedro teve uma demora inaceitável para que Marcos Braz tomasse uma atitude. Na sequência, veio a briga entre Gerson e Varela durante um treinamento na véspera de um jogo decisivo na Libertadores. O comportamento inaceitável durante o ano todo de Gabriel Barbosa, sem que ele cobrasse mais profissionalismo do jogador, foi outro ponto crítico. Em vez disso, passou a mão na cabeça e a coisa descambou, porque o Gabriel não respeitou mais ninguém.

Gabriel Barbosa é o grande ídolo dos últimos anos, sendo decisivo em todas as finais que o Flamengo venceu e mesmo quando perdeu para o Palmeiras por 2 x 1 na Libertadores de 2021. Portanto, é um cara que o Tite precisará recuperar, mas claro que isso depende da aceitação do próprio Gabriel.

Agora, apareceu o interesse do Flamengo pelo ótimo meia-atacante uruguaio de 23 anos Brian Rodrigues. Vi jogar no Peñarol e pela seleção uruguaia, e gostei muito da sua velocidade, do um contra um. Tem intensidade no seu jogo e será mais um canhoto habilidoso e técnico para esse Flamengo, caso venha mesmo.

Tenho uma grande expectativa pelo Flamengo nessa temporada, e tudo dependerá do Tite, porque o problema é fora do campo e comportamental. Se ele conseguir fazer com que seus jogadores fiquem focados em jogar futebol, será favorito a tudo que disputar, junto com o Palmeiras. Ótima movimentação no mercado do time da Gávea.

Continua após a publicidade

Obs: Sem contar com a grande contratação da ótima atacante Cristiane para o time feminino do Flamengo. Parabéns por essa contratação!

Flamengo está mais forte do que já era. Tite vai conseguir unir esse grupo?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes