Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Wajngarten diz que pediu à CBF para transmitir seleção na TV Brasil

Do UOL, em São Paulo

13/10/2020 10h23Atualizada em 13/10/2020 12h36

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, afirmou hoje no Twitter que conversou com a direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pediu autorização para a TV Brasil transmitir Peru x Brasil, partida de hoje, às 21h (de Brasília), pela Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Conforme noticiado ontem pelo UOL Esporte, a Globo comunicou internamente que não vai transmitir o jogo, mesmo com esforços para concluir negociações. Com isso, a partida ficará restrita no país ao serviço de streaming EI Plus, da Turner, que está disponível para assinantes do UOL Esporte Clube, e para a página do YouTube "El Canal Del Futbol", produzida no Equador.

"Uma Nação apaixonada pelo futebol ficará sem ver hoje a seleção jogar contra o Peru, pelas Eliminatórias. O jogo será transmitido apenas pela TV fechada. Em conversa há pouco com a direção da CBF, pedi autorização para a TV Brasil transmitir a partida. Vamos torcer", escreveu Wajngarten.

O secretário-executivo, porém, não entrou em detalhes sobre o pedido, uma vez que os direitos de transmissão do jogo precisam ser negociados com a Mediapro, empresa espanhola intermediária que representa oito federações sul-americanas diante de uma mudança na regra da Fifa.

Na nova regulamentação, ficou estabelecido que os direitos das Eliminatórias agora são de cada federação nacional para os jogos em casa. Com isso, as TVs interessadas precisam negociar individualmente com cada país. A seleção peruana é uma das que têm a Mediapro como representante.

Será a primeira vez desde 2017 que um jogo da seleção não é mostrado na Globo. Na ocasião, o contrato de direitos de transmissão de amistosos e das Eliminatórias com a CBF venceu, e a negociação de renovação foi complicada.

Um amistoso entre Brasil e Argentina daquele ano foi mostrado pela TVs Brasil e Cultura, além do Facebook oficial da Confederação Brasileira de Futebol. Pouco depois, no entanto, a emissora carioca conseguiu renovar o pacote pagando entre US$ 2 e 3 milhões.

Para quem quiser assistir a transmissão com narração em português, o EI Plus será a única opção - o serviço pode ser acessado por clientes do UOL Esporte Clube. Quem não se importa com o idioma, pode ver o jogo no canal no YouTube "El Canal Del Futbol", que cobra R$ 50 mensais por todos os jogos das Eliminatórias.