Topo

Série B - 2021

Brusque diz que zagueiro alvo de racismo foi chamado de 'negro desgraçado'

Zagueiro Sandro, do Brusque, alega ter sido alvo de racismo na partida contra o Brasil de Pelotas - Reprodução
Zagueiro Sandro, do Brusque, alega ter sido alvo de racismo na partida contra o Brasil de Pelotas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/09/2021 18h44

O Brusque se pronunciou hoje sobre o suposto episódio de racismo na partida contra o Brasil de Pelotas, na noite de ontem, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os jogadores do time catarinense relataram terem sido alvo de ofensas raciais por parte de um torcedor, que foi detido e encaminhado à delegacia para prestar depoimento.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Brusque disse que o zagueiro Sandro, alvo dos ataques, foi chamado de "negro desgraçado". O clube lamentou o episódio e afirmou que vai tomar as medidas cabíveis.

"Durante o segundo tempo da partida entre Brasil de Pelotas e Brusque Futebol Clube, que aconteceu na última quarta-feira (29), um torcedor do Brasil de Pelotas cometeu ato de racismo, ao chamar o zagueiro Sandro de 'negro desgraçado'", publicou o Brusque nas redes sociais.

"O torcedor foi detido pelas autoridades policiais e o fato foi relatado na súmula do jogo. O Clube lamenta profundamente o episódio, informa que dará o apoio necessário ao atleta e tomará todas as medidas cabíveis", acrescentou.

Brusque foi punido por racismo há menos de uma semana

O caso em Pelotas (RS) acontece menos de uma semana após o próprio Brusque ter sido condenado à perda de três pontos na Série B e multa de R$ 60 mil pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta do caso de racismo contra Celsinho, do Londrina.

As ofensas aconteceram no jogo do dia 28 de agosto, em partida entre Brusque e Londrina, em Santa Catarina, pela 21ª rodada. No empate sem gols entre as equipes, Celsinho relatou após a partida, ao canal Premiere, ter sido chamado de "macaco" por um dirigente do clube catarinense; o Londrina, inclusive, divulgou um vídeo dias depois em que é possível ouvir o grito durante o jogo.

A publicação do vídeo foi feita em resposta ao Brusque, que inicialmente chegou a negar as acusações e acusar Celsinho de "oportunismo". Posteriormente, o clube catarinense admitiu o erro e se desculpou com o jogador em novo comunicado.

Celsinho ainda foi ofendido com as palavras "vai cortar esse cabelo seu cachopa de abelha", segundo a súmula do jogo da Série B. O autor da frase foi identificado — o presidente do Conselho Deliberativo Júlio Antônio Petermann - e afastado pelo Brusque.

No dia 10 de setembro, o Londrina ingressou com uma notícia de infração juntando o documento do jogo, o boletim de ocorrência registrado pelo atleta, um vídeo do segundo tempo da partida em que é possível ouvir alguém gritar "macaco" e matérias jornalísticas veiculadas sobre o caso.