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Por que os americanos estão chocados que o Outback é tão popular no Brasil?

Colaboração para Nossa

21/06/2023 15h10Atualizada em 23/06/2023 14h43

Por que uma rede de restaurantes no estilo australiano, mas fundada nos Estados Unidos, faz tanto sucesso no Brasil, um país reconhecido mundialmente pelo churrasco?

Essa é uma pergunta que deixou os norte-americanos surpresos e que o jornalista Terrence McCoy tenta responder em reportagem do The Washington Post.

Segundo o jornal, o Brasil é responsável por 83% da receita do Outback Steakhouse no mercado internacional - fora dos Estados Unidos, país de origem da franquia.

De acordo com a reportagem, o que causa choque é que o restaurante, que faz parte do circuito culinário dos shopping centers dos EUA, é buscado pelos brasileiros em ocasiões especiais e fornece uma "experiência chique".

O próprio site da rede diz que o "Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes."

A visão de McCoy, que vive no Brasil, segue parcialmente a mesma linha. Em seu texto, ele diz que a rede "se tornou um marco cultural para muitos brasileiros", mesmo que muita gente nem sequer saiba da origem norte-americana por trás dos quitutes com toque australiano.

Mais experiência do que refeição, onde as pessoas podem se entregar à extravagância e comemorar os maiores marcos da vida. Um aniversário. Uma promoção de emprego. Mesmo um noivado" Terrence McCoy em reportagem do The Washington Post

O texto ainda aponta — com certo exagero — que o Outback tem sido responsável por transformar os hábitos alimentares de alguns brasileiros, que optam por deixar de lado a clássica combinação de arroz com feijão, por exemplo.

'Bloomin' Onion', prato do Outback Steakhouse - Divulgação - Divulgação
'Bloomin' Onion', prato do Outback Steakhouse
Imagem: Divulgação

"Falsamente australiano"

Apesar de enfatizar muitos aspectos da cultura australiana, o Outback foi fundado nos Estados Unidos, quando quatro empresários de Tampa, na Flórida (EUA), decidiram criar um restaurante que fugisse dos padrões da época — março de 1988.

O tema, inclusive, costuma irritar os australianos, que enfatizam que a invenção é norte-americana e não tem nada a ver com a Austrália.