Por que os americanos estão chocados que o Outback é tão popular no Brasil?
Por que uma rede de restaurantes no estilo australiano, mas fundada nos Estados Unidos, faz tanto sucesso no Brasil, um país reconhecido mundialmente pelo churrasco?
Essa é uma pergunta que deixou os norte-americanos surpresos e que o jornalista Terrence McCoy tenta responder em reportagem do The Washington Post.
Segundo o jornal, o Brasil é responsável por 83% da receita do Outback Steakhouse no mercado internacional - fora dos Estados Unidos, país de origem da franquia.
De acordo com a reportagem, o que causa choque é que o restaurante, que faz parte do circuito culinário dos shopping centers dos EUA, é buscado pelos brasileiros em ocasiões especiais e fornece uma "experiência chique".
O próprio site da rede diz que o "Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes."
A visão de McCoy, que vive no Brasil, segue parcialmente a mesma linha. Em seu texto, ele diz que a rede "se tornou um marco cultural para muitos brasileiros", mesmo que muita gente nem sequer saiba da origem norte-americana por trás dos quitutes com toque australiano.
Mais experiência do que refeição, onde as pessoas podem se entregar à extravagância e comemorar os maiores marcos da vida. Um aniversário. Uma promoção de emprego. Mesmo um noivado" Terrence McCoy em reportagem do The Washington Post
O texto ainda aponta — com certo exagero — que o Outback tem sido responsável por transformar os hábitos alimentares de alguns brasileiros, que optam por deixar de lado a clássica combinação de arroz com feijão, por exemplo.
"Falsamente australiano"
Apesar de enfatizar muitos aspectos da cultura australiana, o Outback foi fundado nos Estados Unidos, quando quatro empresários de Tampa, na Flórida (EUA), decidiram criar um restaurante que fugisse dos padrões da época — março de 1988.
O tema, inclusive, costuma irritar os australianos, que enfatizam que a invenção é norte-americana e não tem nada a ver com a Austrália.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.