Topo

Morre cantora Sinéad O'Connor, do hit 'Nothing Compares 2 U', aos 56 anos

De Splash, em São Paulo

26/07/2023 14h58

A cantora irlandesa Sinéad O'Connor morreu ontem aos 56 anos. A informação foi divulgada pelo jornal irlandês The Irish Times e confirmada pela BBC.

Família confirmou morte em comunicado. "É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de nossa amada Sinéad [...] Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil", diz o texto divulgado pela emissora britânica.

As divulgações não informaram a causa da morte. A artista enfrentou "anos de batalhas por sua saúde mental", segundo relato divulgado pelo portal inglês Daily Mail.

A morte da artista aconteceu 18 meses após um de seus quatro filhos, Shane, 17, cometer suicídio. Ele escapou de um hospital em que estava sob vigilância. Jake Reynolds, Roisin Waters e Yeshua Bonadio são os outros filhos da cantora.

A música "Nothing Compares 2 U", de Prince, foi o principal sucesso de 1990, segundo a Billboard. O'Connor lançou dez álbuns de estúdio ao longo da carreira antes de se aposentar dos palcos em 2021.

Cantora falou sobre o filho em seu último tweet. "Tenho vivido como uma criatura noturna morta-viva desde então. Ele era o amor da minha vida, a lâmpada da minha alma", detalhou o Daily Mail.

O'Connor mudou seu nome para Shuhada 'Sadaqat em 2018. A troca ocorreu quando a artista se converteu ao islamismo e vivem por anos em Roscommon, na Irlanda, e em Londres.

O'Connor planejava lançar um novo álbum em breve, segundo publicação em sua rede social. A turnê que passaria por Oceania, Europa e Estados Unidos entre 2024 e 2025, conforme o texto.

Carreira

Sinéad O'Connor nasceu em 8 de dezembro de 1966 em Dublin, na Irlanda. Teve uma infância conturbada, em que ela e os irmãos foram vítimas de violência física, sexual e emocional por parte da mãe.

Aos 15 anos, após furtos e fugas da escola, foi colocada em um "asilo de Madalena", um tipo de instituição católica criada para acolher "mulheres perdidas". Lá, desenvolveu suas habilidades musicais, mas também sofreu com a disciplina imposta às residentes.

A mãe de Sinéad morreu quatro anos depois, em um acidente de carro, quando ela tinha 19 anos. "Eu odeio não poder abraçá-la e dizer que eu a amo, dizer que ela está bem e ser uma mãe para ela. Eu teria cuidado dela, porque ela é um monstro", disse a cantora, em entrevista ao programa Dr. Phil, em 2017.

Sinéad foi descoberta por uma das voluntárias do abrigo em que vivia, que era irmã do baterista da banda de rock irlandesa In Tua Nua. Após gravar uma faixa com o grupo, ela decidiu começar a própria banda e se juntou ao compositor Colm Farrelly, com quem formou a Ton Ton Macoute.

O sucesso regional da banda chamou a atenção das gravadoras e, logo, Sinéad foi contratada pela Evergreen. Na época, ela gravou a faixa "Captive", que escreveu com o guitarrista do U2, The Edge.

Aos 21, Sinéad lançou seu primeiro disco, "The Lion and The Cobra". O álbum concorreu ao prêmio de Melhor Performance Vocal de Rock no Grammy e levou a cantora ao sucesso comercial com a faixa "Mandinka".

"Nothing Compares 2 U", uma regravação do americano Prince, foi lançada no terceiro álbum da cantora e se tornou seu maior hit. A faixa levou Sinéad ao topo das paradas e alçou a cantora, com sua voz poderosa e sua cabeça raspada, ao estrelato.

Segundo a cantora, porém, o astro não gostou de ver sua música sendo cantada por ela e disse, certa vez, que foi "perseguida" e "agredida" por ele. "Nós nos encontramos uma vez, não nos demos muito bem e nós tentamos nos agredir. Na verdade, ele tentava me bater e eu tentava me defender, foi uma experiência assustadora", afirmou, em 2019. Mais tarde, disse que a imprensa "exagerou" na história e que Prince era um "cara legal".

Nos anos seguinte, ela se destacou ao participar da apresentação de "The Wall", de Roger Waters, em Berlim, e por suas contribuições para os discos de Elton John e Peter Gabriel. Ao longo de sua carreira, Sinéad lançou dez discos de estúdio e teve outros sucessos, como "The Emperor's New Clothes", "All Apologies" e "Feel So Different". No entanto, após a explosão de "Nothing Compares 2 U", as controvérsias da cantora se sobrepuseram ao seu talento.

Entre outras polêmicas, Sinéad deu declarações favoráveis ao Exército Republicano Irlandês, quis "boicotar" a reprodução do hino nacional dos EUA em suas apresentações no país (e foi criticada por Frank Sinatra) e rasgou uma foto do papa João Paulo 2º no programa de televisão "Saturday Night Live". Além disso, viveu e perdeu uma longa batalha pela guarda da filha, Roisin, fruto do relacionamento com o jornalista John Waters.

Sempre honesta sobre seus traumas e sua saúde mental, Sinéad já disse ter sido diagnosticada com transtorno bipolar, estresse pós-traumático e transtorno de personalidade borderline.

Peça ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.