Betsul aposta em preparo e atendimento para se destacar no mercado regulado no Brasil
O mercado de apostas esportivas no Brasil está à beira de uma transformação histórica. Com a regulamentação definitiva entrando em vigor em 1º de janeiro de 2025, apenas empresas licenciadas poderão operar no país, marcando um ponto de virada em um setor que movimentou mais de R$12 bilhões em 2022, segundo estimativas do Ministério da Fazenda.
O processo de regulamentação de apostas no Brasil já mexeu com o mercado, fazendo com que algumas operadoras de apostas esportivas e cassino online encerrassem a operação no país. Por outro lado, outras empresas ganharam ainda mais destaque, como é o caso da Betsul.
Em entrevista exclusiva ao UOL Apostas, Andréia Oliveira, Diretora de Operações da Betsul, contou sobre o processo de regulamentação e sobre os processos internos que levaram a Betsul a ser a operadora de apostas com melhor índice no Reclame Aqui, a primeira a obter o índice RA1000.
“Começamos aí em 2019 essa luta, essa busca pela regulamentação. Estamos vivendo realmente momentos insanos, e para o operador que realmente leva a sério a aposta esportiva, está sendo um momento de grande ansiedade e de entrega total”, destaca Andréia.
A importância da regulamentação para o mercado de apostas
A regulamentação do mercado de apostas no Brasil é um marco esperado desde 2018, quando o então presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.756. Essa legislação estabeleceu as bases para a operação de apostas esportivas no país, mas a regulamentação detalhada e obrigatória só foi definida em 2024, quando as empresas interessadas em obter licença puderam fazer pedidos para a Secretaria de Prêmios e Apostas, do Ministério da Fazenda.
Com o novo marco regulatório, as empresas deverão cumprir uma série de exigências, como assegurar práticas de jogo responsável, evitar fraudes e lavagem de dinheiro, e adotar sistemas de verificação de identidade rigorosos.
Para Andréia, a regulamentação não apenas legitima o setor, mas também separa os operadores sérios dos amadores.
“[A legislação] vai separar quem está de brincadeira e quem realmente quer fazer o negócio de forma correta”, afirma.
“Desde a primeira assinatura do ex-presidente Temer em 2018 até a nossa inauguração a gente vem trabalhando de forma muito séria, muito comprometida com a regulamentação. Quando começaram a subir as primeiras portarias, fazíamos comitê no escritório para ler ponto a ponto, entender o que nós já tínhamos e o que não, como a gente ia trabalhar para se enquadrar, para cumprir todas as regulamentações”, completou a executiva.
Betsul se preparou para a regulamentação desde o início da operação
Desde o lançamento da Betsul, durante a Copa América de 2019, a empresa buscou estruturar seus processos para atender aos requisitos de uma regulamentação que ainda estava em construção. Andréia explica que essa visão antecipada permitiu à Betsul se destacar no mercado.
“Desde 2019, a gente vem buscando parceiros regulamentados que estariam aptos para uma regulamentação, que cumprissem todas as exigências, parceiros que realmente entregassem confiabilidade nas análises de dados. Montamos todos os processos da Betsul desde o atendimento, meios de pagamento, ouvidoria, jogo responsável”, conta.
Esse esforço trouxe resultados concretos, como a conquista do selo RA1000 do Reclame Aqui, um marco no setor. “Nós somos a primeira bet a ter o selo do Reclame Aqui. Ficamos três anos cumprindo todos os indicadores para o selo do RA1000. E a gente só conseguiu depois de três anos porque, até então, todo mundo olhava para uma bet com certa descredibilidade”, explica Andréia.
Esse compromisso com a seriedade também se reflete na adoção de tecnologias avançadas para proteger os clientes. Desde sua fundação, a Betsul utiliza ferramentas de verificação de identidade (KYC) que impedem cadastros de menores de idade, CPFs nulos ou irregulares.
“Quando o cliente coloca o CPF, já passa por uma verificação para de fato saber se ele não é menor de idade, se não é um CPF nulo. A gente já vem fazendo isso desde 2019”, afirma Andréia.
Recentemente, a empresa adicionou funcionalidades como reconhecimento facial, ampliando ainda mais a segurança.
Aposta é entretenimento, não investimento, afirma Andréia
Além da tecnologia e compliance, a Betsul se preocupa em conscientizar os clientes sobre o propósito das apostas. Andréia ressalta que um dos grandes desafios do setor é educar o público para que veja as apostas como uma forma de entretenimento e não como uma solução financeira.
“A aposta é uma diversão. Você está com tempo livre, você quer brincar, você quer se divertir, por que não fazer uma aposta? Se tem um dinheiro que não está comprometido com as suas questões pessoais, você separa um pouquinho para se divertir”, explica.
Para reforçar essa mensagem, a Betsul implementa diversas iniciativas de jogo responsável. A plataforma também permite que os usuários definam limites de gastos e pratiquem a auto exclusão, caso percebam sinais de vício.
“Se em algum momento for identificado o vício, a gente convida o cliente a se retirar. Se ele deposita, a gente devolve o dinheiro, a gente bloqueia o cliente para que ele não tenha mais movimentações. Isso é feito desde sempre. Na Betsul a gente faz isso já desde 2019”, destaca Andréia.
Mudanças nas regras de publicidade e o impacto no mercado
Com a regulamentação do mercado de apostas no Brasil, novas regras para publicidade e propaganda foram introduzidas, alterando profundamente a forma como as empresas se relacionam com seus potenciais clientes. Entre as mudanças mais significativas está a proibição de oferecer bônus de boas-vindas, uma estratégia amplamente utilizada pelas casas de apostas para atrair novos usuários.
Para Andréia Oliveira, essa mudança representa um desafio, mas também uma oportunidade para inovar e destacar os diferenciais da empresa.
“O que vamos fazer agora para capturar esse cliente para que ele venha conhecer a Betsul? A gente conversou com o nosso time de marketing, e o nosso direcionamento foi potencializar as virtudes da Betsul, para que o cliente venha pelos benefícios. Que ele venha pelas super odds, que ele venha pelo saque rápido, que ele venha pelo atendimento humanizado, premiado pelo Reclame Aqui”, destacou.
Atendimento ao cliente como principal meio de promoção
Um pilar de destaque na Betsul é o atendimento ao cliente, que Andréia considera essencial para a retenção e fidelização. A empresa atende mais de 60 mil solicitações mensais por meio de um suporte humanizado.
“Hoje temos mais de 60 mil atendimentos por mês. A gente tem uma base grande de clientes, amigos. Tem pessoas que entram aqui no atendimento de madrugada para falar com o assistente, porque já criou aquele vínculo com o atendimento”, afirma.
Segundo Andréia, o atendimento da empresa também faz, por vezes, o papel do marketing. Atualmente, a Betsul não patrocina clubes de futebol ou reality shows, algo comum entre os concorrentes. Por outro lado, a marca foca em relações pessoais na parceira com influenciadores e o popular “boca a boca”.
“Um cliente apostador bem tratado, um cliente apostador bem servido, um cliente apostador bem assessorado em todas as questões, é um apostador que fala muito bem e traz clientes. A gente conta muito com isso”, disse. “Quem entra na Betsul raramente sai, nosso trabalho de retenção é muito positivo”, completa Andréia.