Quais são as casas de apostas que patrocinam times brasileiros?

Quem acompanha o futebol brasileiro com certeza já viu a quantidade e variedade de casas de apostas que patrocinam times brasileiros, no futebol. 

Seja na placa de publicidade ou nas camisas dos times, as casas de apostas estão ali, disputando a atenção do apostador para criar uma conta. Hoje, é praticamente impossível ver um clube sem algum patrocínio de sites de apostas.

E é justamente isso que vamos falar neste artigo, sobre quais as casas de apostas que patrocinam os times brasileiros.

Por que as casas de apostas patrocinam times brasileiros?

A pergunta mais adequada aqui seria: por que as casas de apostas não patrocinariam os times brasileiros?

O futebol é o esporte mais popular do Brasil, os fãs são altamente engajados e cada partida é uma enorme oportunidade para as marcas serem vistas por milhões de pessoas.

Pessoas essas que estão mais propensas a comprar produtos e serviços dos patrocinadores do seu clube do coração.

Além da questão de compra e venda, as casas de apostas que patrocinam os times buscam o fortalecimento da marca, estabelecendo um relacionamento de longo prazo com os torcedores. 

Nenhuma empresa faz caridade e, portanto, quando patrocina algum time, faz isso consciente dos retornos que isso trará, tanto em questão de caixa, quanto de imagem.

Continua após a publicidade

Patrocínio de casas de apostas aos times da Série A do Brasileirão

É praticamente hegemônica a presença de patrocínios de casas de apostas aos times da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com exceção do Palmeiras, que carrega a marca de uma empresa de crédito, em 2024, e do Cuiabá, que tem patrocínio de empresa ligada ao agronegócio, toda a elite do futebol brasileiro tem alguma casa de apostas como patrocinadora. 

Seja patrocínio máster, aparecendo no peito da camisa ou secundário, nas mangas, no peito, costas ou omoplata, o resto dos clubes da elite do futebol brasileiro tem relação com as bets.

A seguir, você confere os times brasileiros patrocinados por alguma casa de apostas.

Athletico-PR

A parceria entre o Athletico Paranaense e a Esportes da Sorte começou em março de 2023 e tem duração inicial de três anos. O clube vai receber R$ 50 milhões nesse período em que estampar a marca da casa de apostas no espaço mais nobre da camisa.

Continua após a publicidade

Atlético-GO

Um dos quatro clubes que subiram para a Série A do Brasileirão em 2024, o Atlético-GO é o único time da divisão patrocinado pela Blaze. A casa de apostas que é bem conhecida por ter o Neymar como embaixador, tem contrato com o time goiano até o final desta temporada.

Atlético-MG

A Betano é patrocinadora máster do Atlético-MG desde 2021 e tem sido uma parceria de muito sucesso. Foi a marca presente nos títulos da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro conquistados pelo time mineiro já no primeiro ano juntos - este último, após um jejum de 50 anos.

Bahia

O Bahia, que se tornou SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e foi adquirido pelo Grupo City, tem o Esportes da Sorte como patrocinador máster desde o início de 2023 até o final de 2025. Esse patrocínio é, inclusive, o maior da história do Bahia no valor total de R$ 57 milhões.

Continua após a publicidade

Botafogo

O contrato de patrocínio entre Botafogo e Parimatch, que começou em janeiro de 2023, é de dois anos e é o maior da história do time carioca. A parceria tem papel fundamental na estratégia de crescimento da casa de apostas no mercado brasileiro, pois na Europa ela é um verdadeiro sucesso.

Red Bull Bragantino

Ocupar o espaço máster da camisa do Red Bull Bragantino é uma missão impossível, já que o time é gerido pela gigante dos energéticos e o espaço nobre se dá para os dois touros. 

Contudo, a MrJack.bet conseguiu um espaço interessante, fugindo das famosas omoplatas, e ocupa as duas mangas do Massa Bruta.

Corinthians

O Corinthians começou 2024 anunciando a Vai de Bet como sua patrocinadora máster, mas após algumas suspeitas levantadas sobre o contrato, a empresa rompeu com o timão. No final de julho, a Esportes da Sorte se colocou para ocupar o espaço nobre do time e assinou patrocínio de três anos.

Continua após a publicidade

Criciúma

O Criciúma também subiu para a Série A e estampa no seu peito a marca da Estrela Bet. O contrato de R$ 6 milhões, que é considerado o maior da história do time de Santa Catarina, vai até o fim de 2025.

Cruzeiro

A Betfair tornou-se patrocinadora oficial do Cruzeiro no início de 2023, no segundo ano da gestão Ronaldo, como dono do time. A empresa já é parceira de longa data do ex-jogador, o que, com certeza, influenciou no fechamento do contrato que tem duração até o fim de 2024.

Flamengo

O patrocínio da Pixbet ao Flamengo começou em dezembro de 2021, na ocasião ocupando o espaço dos ombros na camisa rubro-negro. Mas em 2023, clube e empresa renovaram o contrato possibilitando que a Pixbet ocupasse o principal espaço da camisa.

Continua após a publicidade

Fluminense

O atual campeão da Libertadores da América começou 2023 com a Betano de patrocinadora, mas recebeu uma proposta mais vantajosa e assinou com a Superbet, que começou a oferecer serviços de apostas no Brasil. O tricolor receberá R$ 52 milhões por ano em um contrato que vai até 2026.

Fortaleza

O Fortaleza é outro time do Brasileirão que assinou com uma casa de apostas novata no Brasil: a Novibet. Isso foi em 2023, de lá pra cá essa empresa se tornou bastante popular e hoje até figura na lista das melhores bets do país.

Grêmio

A parceria entre Grêmio e a Esportes da Sorte começou em 2023, quando a empresa substituiu a Mr.Jack Bet. O espaço destinado à casa de apostas fica entre o escudo do time e o logo da distribuidora do uniforme, já que o espaço do peito é do Banrisul.

Continua após a publicidade

Internacional

O Internacional e a Estrela Bet têm acordo de patrocínio para a casa de apostas ocupar um espaço às costas do uniforme do time masculino. Juntos desde junho de 2022, EstrelaBet e Internacional ainda têm acordos para o patrocínio máster do time feminino.

Juventude

Com a sua volta à elite do futebol brasileiro, o Juventude assinou contrato para exibir no peito a marca da Stake, uma das maiores casas de apostas do mundo. Este, que também é o maior patrocínio da história do time gaúcho, valendo R$ 15 milhões anuais, vai até o fim de 2025.

São Paulo

O São Paulo, assim como o Fluminense, trocou uma parceria de anos com uma casa de apostas pela SuperBet. O contrato que vai até 2027, renderá 52 milhões por ano ao tricolor paulista e é visto com um dos melhores da história do time.

Continua após a publicidade

Vasco

O Vasco fechou em maio de 2024, um contrato de dois anos com a Betfair. A marca estampará o espaço nobre da camisa cruz-maltina e também é o maior da história do clube, rendendo R$ 25 milhões por ano.

Vitória

O quarto time desta lista que subiu para a Série A do Brasileirão é outro que fechou o maior patrocínio de sua história. O clube baiano será patrocinado pela Betsat até o fim de 2025 e receberá R$ 7,2 milhões por cada ano de contrato.

As casas de apostas são legais no Brasil?

Sim, as casas de apostas são legais no Brasil. Já era permitido às casas de apostas operarem no Brasil, desde dezembro de 2018, com a publicação da  lei 17.756/2018, sancionada pelo ex-Presidente Michel Temer.

Continua após a publicidade

Mas a regulamentação definitiva para as apostas só veio cinco anos depois. Em dezembro de 2023, foi publicada a Lei nº 14.790/2023, que definiu as bases e regras para as bets operarem em solo brasileiro.

Então, a presença de casas de apostas, que já era grande por aqui, aumentou extraordinariamente. Algumas plataformas já pediram a licença do governo brasileiro e continuarem oferecendo seus serviços.

Conclusão

Como você viu, 18 dos 20 times brasileiros que disputam a Série A do Brasileirão tem uma casa de apostas como patrocinadora.

Número esse que foi maior em 2022, quando todos os 20 clubes tinham algum tipo de parceria com empresas do ramo de apostas online.

Isso mostra o potencial que as casas de apostas veem nos clubes para angariar mais usuários e que os times enxergam nas casas de apostas uma oportunidade para aumentar suas receitas.

Continua após a publicidade

No fim, como todo acordo de patrocínio, ambas as partes saem beneficiadas com isso. E, claro, o torcedor também.