Mercado Central de BH agora se chama "Mercado Central KTO"
O quase centenário Mercado Central de Belo Horizonte, que completou 95 anos em setembro de 2024, agora se chama Mercado Central KTO. A mudança de nome é fruto de uma inédita parceria de naming rights entre o famoso espaço de compras e a casa de apostas KTO.
Essa prática de adotar nomes de empresas é comum em estádios de futebol e arenas esportivas, é inédita em qualquer mercado municipal no mundo. Assim, o Mercado Central KTO sai à frente buscando mostrar porque é referência no Brasil inteiro.
Fundado em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos principais pontos turísticos e culturais do estado de Minas Gerais. Por mês, cerca de 1,3 milhões de visitantes passam pelo espaço, que oferece uma diversidade de produtos, desde alimentos tradicionais e artesanato local até bares e restaurantes típicos.
Estratégia de Marketing da KTO
A parceria de naming rights faz parte de uma estratégia de marketing da KTO, que busca aumentar sua visibilidade no mercado brasileiro e reforçar a sua marca a locais de grande valor cultural e turístico.
Os valores do acordo não foram divulgados publicamente, já que as duas empresas são privadas, mas acredita-se que as cifras sejam milionárias. O contrato tem duração inicial de três anos, mas pode ser renovado se ambas as partes desejarem.
Nesse período, a KTO poderá ativar vários espaços do Mercado Central, como o Mezanino e sinalizações do estacionamento. A casa de apostas ainda pretende revitalizar algumas áreas, buscando modernizar o espaço.
Segundo responsáveis da KTO, do Mercado Central e da agência que idealizou o projeto, o objetivo da parceria é reforçar a importância do centro de compras para o povo mineiro e de sua cultura.
Mesmo com a mudança no nome, a identidade e as características históricas do Mercado Central permanecerão preservadas, garantindo que ele continue a ser o que sempre foi: um ponto de encontro de povos de todos os cantos do país que amam e respeitam a cultura de Minas Gerais.
Impacto na economia e cultura local
Com a nova parceria e as entregas de revitalização e modernização esperadas, a expectativa é que o Mercado Central KTO atraia ainda mais turistas e visitantes. Consequentemente, haverá um impacto positivo nas transações dos feirantes e da economia local.
Para a casa de apostas, a colaboração fortalece sua marca no mercado brasileiro, especialmente em um momento de crescimento e regulamentação do setor de apostas no país.
E, quem sabe, essa parceria seja a primeira de muitas de empresas privadas com mercados municipais Brasil afora.