Como cuidar de um gato recém-nascido
Assim como os cachorros, os gatinhos, quando nascem, precisam ficar sob os cuidados da mãe ao menos durante os dois primeiros meses de vida, para que sejam alimentados com o leite materno e recebam todos os nutrientes necessários. Além disso, a mãe gata é quem ajuda na regulação da temperatura do filhote por meio de sua própria temperatura corporal nas primeiras semanas de vida, além de ser também responsável por "ensinar" os gatinhos a fazer suas necessidades.
Mas o que fazer quando o filhotinho, por algum motivo, perde sua mãe e não pode contar com ela nessa fase?
O tutor precisa, então, assumir todas essas tarefas, mas sempre atento a alguns cuidados para evitar que o gatinho adoeça por falta de nutrientes ou por não receber o calor necessário, por exemplo. O UOL BICHOS respondeu às principais dúvidas sobre como cuidar de um gato recém-nascido.
Como cuidar de um filhote de gato
Um filhote de gato não recém-nascido, que já tenha ao menos dois meses de idade, requer cuidados bem diferentes de um que acaba de nascer. O foco sai da amamentação e dos cuidados com a temperatura, por exemplo, e vão para a adaptação do ambiente para brincadeiras até os cuidados com vacina e vermifugação.
Quanto ao ambiente, as principais dicas são providenciar uma caminha onde o gato possa dormir, adquirir uma caixa de areia e criar um ambiente interativo com brinquedos com os quais ele possa brincar.
Já sobre a alimentação, esse é o momento em que o gatinho já consegue consumir alimentos sólidos. Então invista em uma boa ração ou até mesmo em uma dieta natural e caseira prescrita por um veterinário nutrólogo.
Por fim, cuide para manter a carteira de vacinação do animal em dia: essa é a fase em que ele recebe a primeira dose da vacina múltipla e também os vermífugos. Visitas ao veterinário e check-ups também são bem-vindos.
Como alimentar filhote de gato recém-nascido abandonado?
Se você encontrou um filhotinho de gato recém-nascido sem a mãe, terá que se assegurar de que ele receberá todos os nutrientes que teria se estivesse sendo amamentado com o leite materno. Para isso, existem algumas alternativas. Uma delas é procurar uma "mãe de leite", ou seja, uma outra gata que tenha tido filhotes há pouco tempo e possa alimentá-lo. No entanto, há o risco da transmissão de doenças de gata para filhotes nesse momento, então é preciso garantir que a gata escolhida esteja saudável e com a vacinação em dia.
Não encontrou uma "mãe de leite" para o gatinho? A segunda opção é investir em leites comerciais para gatos recém-nascidos, que podem ser encontrados em lojas de produtos para animais.
O leite deve ser fornecido com muito cuidado em uma seringa ou mamadeira, e com intervalos médios de três horas. Os gatos devem ser alimentados em sua posição natural, sobre quatro patas, e nunca de barriga para cima. Nessa fase, é muito importante manter glicemia elevada, e por isso nenhuma refeição pode ser esquecida.
Como alimentar um filhote de gato de 1 mês?
Ao atingir um mês de vida, o filhote de gato começa a fase do desmame e já podem ser introduzidos alimentos sólidos em sua dieta, como patês e rações úmidas (com moderação para não desregular o intestino) e até a ração seca.
Como fazer mamadeira para gato recém-nascido?
Os gatos recém-nascidos não devem ser alimentados regularmente com leite de vaca. O ideal é que a mamadeira seja preparada com leite industrializado para gatos recém-nascidos, encontrado em lojas especializadas. Esse leite deve ser aquecido para ficar morno (e não quente!) e administrado em uma seringa ou mamadeira.
Como fazer leite caseiro para gatos filhotes?
De regra, receitas de leites caseiros não são uma boa alternativa para gatos filhotes e não são recomendadas por veterinários, já que não oferecem os nutrientes adequados para essa espécie e podem desregular o intestino deles.
Quantos ml de leite dar para um filhote de gato?
A quantidade de leite que um filhote de gato deve receber varia de acordo com seu peso, e por isso é tão importante pesa-lo com frequência e também consultar um veterinário. A média é que um gatinho de 100gr receba 30 ml de leite por dia.
Pode dar leite de vaca para filhote de gato?
Não. Essa é uma opção apenas para casos emergenciais, em que o gatinho tenha acabado ser resgatado e não seja possível recorrer a outras opções no mesmo dia. O leite de vaca além de não conter todos os nutrientes que o gato filhote necessita ainda pode causar diarréias e outros desequilíbrios no organismo do animal.
Como cuidar de filhotes de gatos recém-nascidos?
Se os filhotinhos têm a possibilidade de passar ao menos as quatro primeiras semanas de vida junto da mãe, a função principal do tutor será a de monitorar e prestar assistência em casos de emergência. A alimentação dos bichinhos, o estímulo para que eles defequem e a manutenção da temperatura deles fica por conta da gata.
No entanto, se ficaram órfãos ou foram rejeitados pela mãe por algum motivo, caberá ao dono assumir todas estas funções. A alimentação deverá ser ministrada com intervalos regulares de três horas e a mamadeira preparada com um leite industrializado especial para gatos, que garante todos os nutrientes. Para dosar a quantidade de leite que o gatinho deverá receber conforme passam as semanas, o ideal é consultar um veterinário.
Quanto ao ambiente, é importante mantê-los aquecidos com cobertores e até uma bolsa de água morna (que precisa ser forrada para não oferecer riscos de queimadura). Além disso, gatinhos filhotes também sofrem com o risco de desidratação por ambientes muito secos. Colocar bacias com água no mesmo ambiente onde eles ficam é uma boa alternativa para controlar a umidade do ar.
O que fazer quando o gato filhote não consegue defecar?
Nas primeiras semanas de vida é a mãe dos filhotes quem estimula que eles façam suas necessidades lambendo a região das genitálias. Se a mãe não está por perto, você mesmo pode ajudá-los a defecar passando um algodão úmido nessa região. Lembre-se de fazer isso depois de todas as refeições.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.