Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cachorro cego ganha um cão-guia para ajudá-lo na adaptação

Tao com seu cão-guia Oko - Reprodução/Instagram
Tao com seu cão-guia Oko Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/09/2020 15h55

Tao, um cãozinho de doze anos da raça golden retriever, passou por momentos difíceis em 2019. Por conta de um glaucoma que evoluiu muito rapidamente, ele perdeu a visão e precisou de uma cirurgia para remoção dos olhos.

De acordo com sua dona, a inglesa Melanie Jackson, o episódio o tornou mais triste e inseguro, mesmo que após a cirurgia ele tenha sido treinado para adaptar-se à nova vida. Depois de doze anos enxergando, Tao passou a ter dificuldades para se locomover e medo de brincar.

Mas desde o final de julho deste ano, o golden tem tido dias mais felizes, já que Melanie resolveu arrumar um amigo para ajudá-lo nesse processo de adaptação. Nesta postagem do Instagram, a dona registrou o dia em que Tao foi buscar o novo irmão:

Oko, seu "cão-guia", é um filhote da mesma raça que ele, e agora o acompanha em todas as tarefas do dia, do momento em que vão dormir até a hora da brincadeira ou das refeições:

Desde que Oko chegou, Tao recuperou sua segurança para brincar e se divertir e agora os dois esbanjam momentos de diversão em uma conta no Instagram, que já conta com mais de 20 mil seguidores.

Em uma das postagens, Melanie escreveu: "Isso significa o mundo para mim - como todos vocês sabem, Tao é totalmente cego (sem olhos). Ele é um cachorro incrível e se adaptou muito bem à nova vida, mas não tinha muita confiança para correr, muito menos correr na minha frente. Ele estava confortável me seguindo. Oko deu a ele essa confiança."