Filhote de ariranha é encontrado e resgatado por pescador no rio Tocantins
Um pescador que navegava pelo trecho do Rio Tocantins no município de Peixe (TO) encontrou nesta segunda (29) um filhote de ariranha e acionou o resgate. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o filhote está com 52 centímetros e 1,2 kg, e deve ter entre duas semanas e um mês de vida.
Depois de resgatada pela Polícia Militar Ambiental, a ariranha recebeu atendimento veterinário e depois foi levada ao Centro de Fauna (Cefau) em Palmas. Ontem (30), foi encaminhada ao parque zoobotânico em Parauapebas, no Pará, local que recebe e reabilita espécies do bioma amazônico. O Naturatins informou que o animal ficará neste novo lar porque, sendo uma espécie que convive em grupo, não é possível devolvê-lo à natureza sozinho.
"Não sabemos quais foram os motivos desse filhote ter sido separado da sua família. As ariranhas vivem em grupos que cuidam e protegem os filhotes com excelência. A saída abrupta de um recém-nascido com os olhos fechados da toca e perda dos cuidados da mãe é gravíssimo e o filhote poderá ter diversas patologias e vir a óbito", explicou a veterinária Grasiela Pacheco ao site do Naturantins.
A ariranha é uma das espécies encontradas tanto na Amazônia quanto no Pantanal, e sofre com as consequências da destruição de seu habitat e com a caça desenfreada. Além de figurar como espécie vulnerável na publicação da ICMBio, esse animal também consta na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Ao passar pelo centro em Palmas, o filhote de ariranha resgatado essa semana recebeu um chip, que ajudará pesquisadores e ativistas a acompanharem sua trajetória nos próximos anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.