Pessoas que adotaram animais idosos contam suas histórias na internet
O abandono de animais é assunto sério no país. A estimativa do Instituto Pet Brasil é que 170 mil cachorros e gatos estejam hoje sob o cuidado de ONGs, e o perfil daqueles que permanecem mais tempo em abrigos - muitas vezes pela vida toda - é bem definido. São os pets idosos, portadores de deficiência ou com algum problema de saúde. A ONG Clube dos Vira-latas, por exemplo, afirmou à Hypeness que mais de 80% dos animais em seu abrigo são idosos.
Não tem jeito: já passou da hora de superar o preconceito com a adoção de animais velhinhos. Por mais que seja importante estar ciente que esses são, sim, animais que podem demandar cuidados especiais mais cedo, eles têm tanto amor para oferecer quanto os filhotes - que, afinal, em algum momento também ficarão velhinhos e vão precisar de mais atenção.
E se você tem algumas restrições como a necessidade de um bichinho mais tranquilo ou mesmo de porte já definido - caso more em apartamento, por exemplo - os idosos são na verdade a opção ideal. Reunimos o relato de algumas pessoas que exibiram seus velhinhos nas redes sociais e mostraram a alegria de adotar um pet idoso!
Lancelote, o gatinho banguela
Lancelote é o nome desse gatinho de 13 anos que foi adotado por Bárbara. Em uma postagem no Facebook, ela contou que antes de encontrar uma família Lancelote passou a vida toda em uma colônia para gatos. Aproveitou ainda para incentivar que outras pessoas também adotassem um idoso: "Quem tiver a oportunidade de ajudar um animal idoso, ajude. Eles são dóceis e precisam muito de nós. Eu sei que não vamos viver juntos o tempo que gostaríamos, mas ele vai viver da melhor forma que eu puder proporcionar a ele: potinho sempre cheio, água fresca, proteção, amor e carinho", escreveu.
A nova casa da Flor
Uma das voluntárias da Associação Casa do Cão e Gato, uma ONG que trabalha com resgate de animais, fez um relato emocionante sobre a história da Flor. A instituição sequer sabia a idade dessa vira-latinha, que chegou até eles com ferimentos de maus-tratos e estava apresentando dificuldades para se recuperar. Até que um dia uma pessoa apareceu disposta a adotar o animal com menos chances de adoção do abrigo, que provavelmente passaria o restante da vida por lá, e a Flor ganhou uma nova casa! "Adote um adulto. Adote um idoso, adote um animal com deficiência, dê uma chance para aquele "não adotável" conhecer o amor", escreveu a voluntária no relato.
O final de vida feliz da Pretinha
A pretinha, assim como a Flor, não tinha a idade definida. Quando foi resgatada das ruas pela dona, em 2015, os moradores que moravam perto de onde a cadelinha vivia diziam que ela deveria ter por volta de 13 anos. Arredia com outras pessoas, ela logo se apegou a Karen, que levou Pretinha para casa e proporcionou uma vida feliz a ela até este ano. "Pretinha ficou comigo por 5 anos e hoje ela nos deixou. E é esse sorriso banguela que vou levar a vida toda", contou a dona.
Adotado por uma vovó
Esse outro idosinho banguela acabou adotado também por um idoso! Quem relatou a adoção na internet foi Jeyziany, a neta da mulher que levou o vira-latinha para casa. O post incentivou o relato de outras pessoas que também exibiram seus pets idosos!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.