Cachorro acompanha vítima de abuso em tribunal para encorajar testemunho
Um cachorro de seis anos ajudou uma adolescente vítima de abuso a testemunhar no tribunal contra o seu agressor, em Yokohama, no Japão. A menina inicialmente se recusou, mas aceitou testemunhar após o cão ser autorizado a acompanhá-la.
O fato é raro, mas legal no Japão. Os chamados "cães de tribunal" são treinados para fornecer apoio psicológico para crianças que sofrem traumas como abuso, assim superando o estresse. Atualmente, há quatro cães de tribunal no Japão.
A permissão só veio após declarações médicas alertarem que a menina estava com problemas psicológicos e com transtorno de estresse pós-traumático, e que a situação poderia se agravar sem o cachorro.
Nos Estados Unidos, os cães de tribunal atuam desde 2012, tendo cerca de 250 operando em todo o país.
"As crianças que se tornarem incapazes de confiar em outras pessoas como resultado do abuso ainda podem confiar em cães, pois ajudam a reduzir suas cargas mentais", afirmou a pesquisadora Mariko Yamamoto, da Universidade de Ciência Teikyo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.