Mito ou verdade: gato não gosta de tomar banho?
Os gatos provavelmente são os bichinhos que mais sofrem com a reprodução de estereótipos a seu respeito, e um desses é de que eles não gostam de banho - ou de água de uma forma geral. Muita gente afirma com veemência que seu gato detesta água e costuma dar um show na hora do banho, e estende esse comportamento a todos os representantes da espécie.
Bom, há quem diga que de fato a aversão dos gatos à água esta no "gene" desses animais e tem a ver com a ancestralidade deles. Por seus ancestrais, os gatos selvagens têm origem em regiões desérticas do norte da África, e assim a aridez não permitiu que eles desenvolvessem familiaridade com a água. E, ainda hoje, os resquícios dessa não adaptação falariam alto quando os donos tentam dar banho nos bichanos.
Mas é claro que existem outras explicações que fogem dessa, e que apontam caminhos para adaptar os bichanos à água e permitem que o momento dos banhos seja mais tranquilo para o tutor e para o pet.
Espíritos livres, mas que não gostam muito de surpresas
Uma outra explicação biológica para as ressalvas do gato à água é o tão reconhecido espírito livre e instintivo desses animais, associado aos seus hábitos rotineiros e a dificuldade de lidar com a imprevisibilidade. Calma, a gente explica. Quando está molhado, o gato sente que seu corpo está mais vulnerável: o pelo pesa, dificultando o movimento, e eles sentem frio, o que deixa seus sentidos menos aguçados. Assim, eles que gostam de sentir-se autossuficientes e livres, sentem-se encurralados e vulneráveis.
Associe tudo isso com a falta de segurança que gera uma nova situação, ao qual não está habituado, e entenderá porque mesmo você teria suas ressalvas com o banho se fosse um gato.
Uma questão de costume
As pessoas costumam dar menos banho nos gatos justamente porque o animal tem a capacidade de se limpar sozinho - são os famosos banhos de gato, quando eles lambem o próprio corpo para remover as sujeiras.
Acontece que vez ou outra uma limpeza mais cuidadosa se faz necessária, mas como ela acontece com pouca frequência, o gatinho acaba estranhando o procedimento novo, estressando-se e reagindo com unhadas e tentativas de fuga. Portanto, uma alternativa seria justamente acostumar o gato desde filhote a tomar banhos mais frequentes, sempre cuidando da temperatura da água (que deve ser morna) e utilizando shampoos próprios para gatos e sem cheiro, já que o olfato deles é muito apurado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.