Artista faz releitura de quadros famosos com cachorros como protagonistas
Há dez anos, quando ainda trabalhava como garçom no bar Zé Presidente, em São Paulo, o artista plástico argentino Tarik Klein decidiu começar a fazer releituras de quadros famosos, mas de um jeito bastante inusitado. No lugar de personagens e outros elementos centrais das obras ele pintava cachorros. Difícil imaginar? Dê só uma olhada:
Um dos primeiros modelos de Klein foi justamente o Zé Presidente, vira-lata que dava nome ao bar em que ele trabalhava. Logo as obras começaram a fazer tanto sucesso que ele passou a se dedicar mais aos "quadros caninos" e começou a comercializá-los tanto em pontos turísticos ligados à arte de rua em São Paulo (como o Beco do Batman) quanto pela internet. Mais recentemente, o artista juntou-se a um projeto solidário e ilustrou calendários que estão sendo vendidos para arrecadar fundos para as ONGs do Marcelinho Protetor e Natureza em Forma.
A iniciativa dos calendários é da Celebridade Vira-lata, uma organização que há doze anos lança esses produtos e que, com a venda deles, já conseguiu promover ações educativas e de castração que atenderam a mais de 10 mil animais carentes, segundo informa o site. Ao todo, 132 cãezinhos já protagonizaram os Calendários Celebridade Vira-Lata.
Entre as releituras feitas por Tarik Klein para a edição deste ano estão O Abaporu, de Tarsila do Amaral (que virou O Auauporu), o Autorretrato, de Van Gogh (Auautorretrato) e o Tropical, de Anita Malfatti (Tropicão).
Veja algumas outras versões das obras caninas feitas pelo artista e disponíveis em seu site:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.