Abertura do Carnaval do Recife homenageia Naná e celebra cultura negra
A noite de abertura do carnaval do Recife, no Marco Zero, nesta sexta (24) foi uma celebração à ancestralidade africana, através de uma homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos.
A apresentação, que reuniu num mesmo palco, os cantores Lenine e Virgínia Rodrigues e o coral feminino Voz Nagô, acompanhados da percussão de 620 integrantes de grupos de maracatu da cidade, marcou com emoção o início dos festejos na capital pernambucana.
“Naná deixou um encaminhamento do trabalho de representar a cultura negra. Esta cerimônia de abertura, com as nações de maracatu, foi uma criação dele, e nós temos a responsabilidade de levar adiante”, diz Nalva Silva, uma das integrantes do Coral Nagô, grupo criado por Vasconcelos em 2009.
A cerimônia, que começou com um cortejo pelas ruas do Bairro do Recife, culminou no palco do Marco Zero, com Lenine e Virgínia cantando músicas próprias e outras de autoria de Naná Vasconcelos -- como “Nizinga”, canção que celebra a força da mulher negra.
“Naná estabeleceu um respeito entre as nações de maracatu ao ponto de grupo adversários se visitarem, criando um respeito que supera a rivalidade ancestral”, lembra Lenine, que foi o último convidado de Vasconcelos a participar da abertura do Carnaval do Recife, em 2016.
“Estar aqui hoje tem também um pouco de dor, ao mexer com a lembrança muito recente. Me lembro do nosso cortejo do ano passado, ele debilitado e segurando no meu braço. Foi um dos momentos mais sublimes da minha vida.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.