Governo de Minas anuncia suspensão de pontos facultativos no Carnaval
O Governo do Minas de Gerais anunciou por meio de nota que não haverá ponto facultativo no estado nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro — datas em que aconteceriam os festejos do Carnaval, cancelados em razão da pandemia da covid-19.
"A medida tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus", diz a nota divulgada hoje.
Ainda no texto, o governo ressalta que a prioridade do estado é salvar vidas e pede que a população mineira "redobre os cuidados com a higiene e use máscaras".
Confira como está a situação nas principais cidades do país:
Rio de Janeiro
Após a mudança dos desfiles para julho, anunciada pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), o prefeito Eduardo Paes (DEM) assumiu que a festa não aconteceria nem no meio do ano.
Nas redes sociais, Paes disse que "não fazia sentido" imaginar que a cidade teria condições para realizar o Carnaval em julho.
A prefeitura afirma que a terça-feira de Carnaval (16) continua como feriado, com ponto facultativo na segunda (15), mesmo com festas e eventos cancelados.
Salvador
As festividades de Carnaval estão canceladas na capital baiana. O governador Rui Costa (PT), no entanto, afirmou à imprensa que não haverá qualquer incentivo a comemorações de Carnaval no estado.
Além disso, decisão conjunta do governo e da Prefeitura de Salvador anunciou nesta terça (26) o cancelamento do ponto facultativo de segunda, terça e quarta (17) da semana do Carnaval.
São Paulo
A Prefeitura de São Paulo adiou o Carnaval na cidade, mas ainda não definiu a situação dos pontos facultativos da semana originalmente prevista para as festas.
Também não há previsão de novas datas para as celebrações.
São Luiz do Paraitinga (SP)
O tradicional Carnaval de marchinhas de São Luiz do Paraitinga (170 km de São Paulo) vai acontecer de forma virtual neste ano. A cidade de cerca de 10,5 mil habitantes recebeu 80 mil foliões no Carnaval de 2020.
Com o cancelamento das festas presenciais, bandas que costumam tocar na cidade participarão de apresentações virtuais e sem público, que serão divulgadas pela prefeitura da cidade.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) havia afirmado ser "birutice" pensar em Carnaval em 2021. Estão suspensas todas as autorizações para eventos públicos e privados de Carnaval, incluindo desfiles de blocos e escolas de samba.
A Prefeitura de Belo Horizonte também afirma que não haverá ponto facultativo durante a semana de Carnaval.
Fortaleza
Festas e eventos comemorativos de Carnaval, públicos ou privados, também estão suspensos em Fortaleza. O governador Camilo Santana (PT) cancelou o ponto facultativo na segunda e terça de Carnaval em todo o Ceará.
Recife
O Carnaval da capital pernambucana foi suspenso oficialmente em janeiro. Até agora, no entanto, o governo estadual não anunciou alterações no calendário.
Olinda, antiga capital e cidade próxima do Recife, que tem festa tradicional de carnaval, também cancelou a festa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.