Erika Januza: 'Sonhava em ser rainha de bateria, mas achava estranho falar'
Com uma festa digna de realeza, show de Jorge Aragão, Cordão da Bola Preta e feijoada, Erika Januza será coroada rainha de bateria da Viradouro hoje. A atriz, que está no ar como a modelo Laila de "Verdades Secretas 2" (Globoplay), já passou por diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, mas encontrou na agremiação vermelho e branco uma oportunidade de realizar o sonho de infância.
"Quando era criança sempre assistia ao Carnaval na televisão e tinha essa paixão. Sou da folia muito antes de morar no Rio de Janeiro, e meu sonho sempre foi ser rainha de bateria. Sonhava, mas não falava disso. Era estranho estar numa escola e dizer que queria ser rainha, num lugar onde já existe uma rainha. Agora que veio o convite, posso falar que é um presentão", diz a mineira, que nasceu em Contagem e se mudou para o Rio em 2012, quando protagonizou a minissérie "Suburbia".
Além do novo posto, Erika celebra também a data escolhida pelo presidente da Viradouro, Marcelo Calil, para a coroação: o Dia da Consciência Negra.
"É um dia muito simbólico. Tenho a tradição de sempre fazer algo para esse dia, como um ensaio de fotos, por exemplo, e o presidente sugeriu que eu fosse coroada e apresentada para a comunidade neste dia. Perfeito, né?", destaca.
Coroar uma mulher negra como rainha de bateria no Dia da Consciência Negra é algo muito simbólico. O samba é algo da nossa ancestralidade. Será uma espécie de homenagem para as mulheres negras que acreditam na realeza dentro delas. Erika Januza
A festa deste sábado (20) marca também a celebração da Viradouro depois de quase dois anos. A escola ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro em 2020 e, por conta da pandemia, não tinha conseguido realizar uma feijoada com a comunidade para celebrar.
Em entrevista recente a Splash, Erika Januza falou sobre as mudanças no corpo para viver uma modelo "viciada em magreza" em "Verdades Secretas 2". Ela contou que perdeu 10 quilos para a personagem, mas explicou que já está recuperando as medidas — inclusive para ter ainda mais resistência para o Carnaval.
"Não gostei do meu corpo. Me dava aflição. Olhava no espelho e me achava estranha. Mas, ao mesmo tempo, gostei de ver que funcionaria para a personagem. Sou 'zero culto à magreza'. Terminei de gravar já querendo meus quilos de volta e ainda estou nesse processo de recuperação."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.