Sem Carnaval, artistas grandes recorrem a festas privadas no Nordeste
Sem Carnaval de rua nos principais polos da folia no Nordeste em 2022, as grandes festas privadas — que surgiram como alternativas carnavalescas — também não vão acontecer no período da comemoração. A decisão se deu após o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendar a proibição de eventos devido ao alto número de casos de covid-19 na região. No entanto, produtoras e artistas se reinventaram e apostam em eventos menores para pessoas com o ciclo vacinal atualizado.
Na Bahia, o governador Rui Costa (PT) anunciou a proibição de festas de rua durante o Carnaval e manteve a limitação de 1.500 pessoas em eventos privados. A medida é válida até o dia 2 de março, com a intenção de evitar aglomerações. Eventos pré-carnavalescos, como marchinhas e fanfarras, também seguem vetados. Com isso, em Salvador, artistas e produtoras correram para viabilizar festas privadas dentro das regras impostas pelo governo.
O cantor Bell Marques foi anunciado como atração do "Baile Barra-Ondina", no dia 28 de fevereiro, em um espaço dentro do circuito tradicional de trios em Salvador (BA). Os ingressos do primeiro lote, que custavam R$ 300, foram esgotados em um dia. Durval Lelys e Tuca Fernandes (ex-Jammil) se apresentam no dia 26 de fevereiro, enquanto Pedro Sampaio e Rafa e Pipo (filhos de Bell) comandam o desfecho do evento, no dia 27. Durval Lelys ainda se apresenta no Carnaval de Praia do Forte também no dia 26, enquanto Bell faz a "dobradinha" com Tuca Fernandes no "Guarajuba Folia", evento no litoral norte da Bahia.
A festa "Baile Barra-Ondina" é organizada pela produtora 2GB, que atua no Carnaval da Bahia há mais de 20 anos. Para Binho Ulm, sócio da empresa, o poder público tem sido muito rigoroso com o segmento do entretenimento.
"A gente vinha pensando no projeto desde que cancelou o Camarote Skol, mas só divulgamos após o decreto atualizado. É desafiador porque realmente é uma quantidade de público muito pequena para o tamanho das atrações envolvidas, mas negociamos condições financeiras diferentes do mercado normal para viabilizar a festa. Nosso segmento foi o que mais sofreu durante a pandemia. Mesmo sendo difícil viabilizar um evento com 1500 pessoas, com risco alto, a gente entende que ficar parado como ficamos por 18 meses é muito pior", diz Binho ao UOL.
Já o grupo San Sebastian, que realizaria a micareta indoor "Salvador Folia" em parceria com Ivete Sangalo e Claudia Leitte, aposta em um circuito de festas que mescla artistas do Axé Music, nomes da música eletrônica e cenários turísticos. A produtora promove o "CarnaIlha", com a cantora Alinne Rosa, no dia 27 de fevereiro. A festa vai acontecer no Oratório, em Ilha de Maré, local paradisíaco do estado. A cantora volta a se apresentar em parceria com a produtora no dia 1º de março, no Pelourinho, na capital baiana.
Por lá, a San Sebastian também vai realizar um baile à fantasia com Márcia Freire, Márcia Short e Amanda Santiago (ex-Timbalada). O evento está previsto para acontecer na sexta-feira, dia 25 de fevereiro. Além do tradicional ritmo, o grupo investe em uma programação de 10 dias de música eletrônica em outro espaço da capital.
"O Salvador Folia foi pensado quando os eventos podiam receber cinco mil pessoas. Com os novos decretos, reduzindo o número de pessoas, a gente desanimou até sair o último. A gente teve de se reinventar e planejar festas menores, faltando sete dias para o Carnaval, na tentativa de movimentar o setor e a cidade", conta André Magal, que precisou reformular eventos três vezes de dezembro até fevereiro.
A Banda Eva também se readaptou ao momento. Comandado por Felipe Pezzoni, o grupo lançou a festa "Beleza Rara" para o dia 25 de fevereiro, em Salvador. Felipe Amorim e DJs completam a grade. A banda baiana também está escalada para o "We Love Pipa", Carnaval de Pipa, no Rio Grande do Norte. O evento promete três dias de festas (de 26 a 28 de fevereiro) para vacinados contra a covid-19 e mais de dez atrações nacionais. Pedro Sampaio, Raí Saia Rodada, Bell Marques, Dennis DJ, Xand Avião e Matheus e Kauan estão no line up.
Carnaval na Semana Santa
Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou que o limite de pessoas em eventos no estado será reduzido de três mil para 500 pessoas, em locais abertos, e de mil para 300, em locais fechados. A medida está em vigor e vai até 1º de março, motivada, segundo Câmara, pelo acelerado número de casos de covid-19 e pressão no sistema de Saúde. No período de Carnaval, de 25 de fevereiro até 1º de março, qualquer tipo de evento — público ou privado — está proibido no Estado.
"Lamentamos o cancelamento, por mais um ano, dessa festa que está na alma e no coração dos pernambucanos, mas nosso compromisso precisa ser com a vida. Precisamos desestimular situações que possam gerar aumento na contaminação", explica André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco.
Com o novo decreto, a tradicional festa carnavalesca "Carvalheira na Ladeira" adiou a realização para o feriado da Semana Santa, em abril, mas sem confirmar os dias. "Com as novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo de Pernambuco, não será possível realizar o Carvalheira na Ladeira nas suas datas originais. Adiamos o Carvalheira Na Ladeira 2022 para o mês de Abril, mais especificamente para o feriado da Semana Santa", diz a produção do evento. Anitta, Durval Lelys, Banda EVA, Pedro Sampaio, Dennis DJ e Alceu Valença são nomes do line-up inicial do festival.
O "Camarote Parador", outro grande evento do Recife, também postergou a realização para o período da Semana Santa. A festa está prevista para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de abril deste ano, com nomes como Bell Marques, Ludmilla, Claudia Leitte e Marcelo Falcão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.