Topo

CarnaUOL

Sem Carnaval, artistas grandes recorrem a festas privadas no Nordeste

Bell Marques tem agenda readaptada para Carnaval 2022 - Reprodução/Instagram @bellmarques
Bell Marques tem agenda readaptada para Carnaval 2022 Imagem: Reprodução/Instagram @bellmarques

Kadu Brandão

Colaboração para UOL, em Salvador

18/02/2022 04h00

Sem Carnaval de rua nos principais polos da folia no Nordeste em 2022, as grandes festas privadas — que surgiram como alternativas carnavalescas — também não vão acontecer no período da comemoração. A decisão se deu após o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendar a proibição de eventos devido ao alto número de casos de covid-19 na região. No entanto, produtoras e artistas se reinventaram e apostam em eventos menores para pessoas com o ciclo vacinal atualizado.

Na Bahia, o governador Rui Costa (PT) anunciou a proibição de festas de rua durante o Carnaval e manteve a limitação de 1.500 pessoas em eventos privados. A medida é válida até o dia 2 de março, com a intenção de evitar aglomerações. Eventos pré-carnavalescos, como marchinhas e fanfarras, também seguem vetados. Com isso, em Salvador, artistas e produtoras correram para viabilizar festas privadas dentro das regras impostas pelo governo.

O cantor Bell Marques foi anunciado como atração do "Baile Barra-Ondina", no dia 28 de fevereiro, em um espaço dentro do circuito tradicional de trios em Salvador (BA). Os ingressos do primeiro lote, que custavam R$ 300, foram esgotados em um dia. Durval Lelys e Tuca Fernandes (ex-Jammil) se apresentam no dia 26 de fevereiro, enquanto Pedro Sampaio e Rafa e Pipo (filhos de Bell) comandam o desfecho do evento, no dia 27. Durval Lelys ainda se apresenta no Carnaval de Praia do Forte também no dia 26, enquanto Bell faz a "dobradinha" com Tuca Fernandes no "Guarajuba Folia", evento no litoral norte da Bahia.

A festa "Baile Barra-Ondina" é organizada pela produtora 2GB, que atua no Carnaval da Bahia há mais de 20 anos. Para Binho Ulm, sócio da empresa, o poder público tem sido muito rigoroso com o segmento do entretenimento.

"A gente vinha pensando no projeto desde que cancelou o Camarote Skol, mas só divulgamos após o decreto atualizado. É desafiador porque realmente é uma quantidade de público muito pequena para o tamanho das atrações envolvidas, mas negociamos condições financeiras diferentes do mercado normal para viabilizar a festa. Nosso segmento foi o que mais sofreu durante a pandemia. Mesmo sendo difícil viabilizar um evento com 1500 pessoas, com risco alto, a gente entende que ficar parado como ficamos por 18 meses é muito pior", diz Binho ao UOL.

Já o grupo San Sebastian, que realizaria a micareta indoor "Salvador Folia" em parceria com Ivete Sangalo e Claudia Leitte, aposta em um circuito de festas que mescla artistas do Axé Music, nomes da música eletrônica e cenários turísticos. A produtora promove o "CarnaIlha", com a cantora Alinne Rosa, no dia 27 de fevereiro. A festa vai acontecer no Oratório, em Ilha de Maré, local paradisíaco do estado. A cantora volta a se apresentar em parceria com a produtora no dia 1º de março, no Pelourinho, na capital baiana.

Por lá, a San Sebastian também vai realizar um baile à fantasia com Márcia Freire, Márcia Short e Amanda Santiago (ex-Timbalada). O evento está previsto para acontecer na sexta-feira, dia 25 de fevereiro. Além do tradicional ritmo, o grupo investe em uma programação de 10 dias de música eletrônica em outro espaço da capital.

Alinne Rosa - Reprodução/Instagram @alinne - Reprodução/Instagram @alinne
Alinne Rosa vai comandar festas de Carnaval na Bahia em 2022
Imagem: Reprodução/Instagram @alinne

"O Salvador Folia foi pensado quando os eventos podiam receber cinco mil pessoas. Com os novos decretos, reduzindo o número de pessoas, a gente desanimou até sair o último. A gente teve de se reinventar e planejar festas menores, faltando sete dias para o Carnaval, na tentativa de movimentar o setor e a cidade", conta André Magal, que precisou reformular eventos três vezes de dezembro até fevereiro.

A Banda Eva também se readaptou ao momento. Comandado por Felipe Pezzoni, o grupo lançou a festa "Beleza Rara" para o dia 25 de fevereiro, em Salvador. Felipe Amorim e DJs completam a grade. A banda baiana também está escalada para o "We Love Pipa", Carnaval de Pipa, no Rio Grande do Norte. O evento promete três dias de festas (de 26 a 28 de fevereiro) para vacinados contra a covid-19 e mais de dez atrações nacionais. Pedro Sampaio, Raí Saia Rodada, Bell Marques, Dennis DJ, Xand Avião e Matheus e Kauan estão no line up.

Carnaval na Semana Santa

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou que o limite de pessoas em eventos no estado será reduzido de três mil para 500 pessoas, em locais abertos, e de mil para 300, em locais fechados. A medida está em vigor e vai até 1º de março, motivada, segundo Câmara, pelo acelerado número de casos de covid-19 e pressão no sistema de Saúde. No período de Carnaval, de 25 de fevereiro até 1º de março, qualquer tipo de evento — público ou privado — está proibido no Estado.

"Lamentamos o cancelamento, por mais um ano, dessa festa que está na alma e no coração dos pernambucanos, mas nosso compromisso precisa ser com a vida. Precisamos desestimular situações que possam gerar aumento na contaminação", explica André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco.

Com o novo decreto, a tradicional festa carnavalesca "Carvalheira na Ladeira" adiou a realização para o feriado da Semana Santa, em abril, mas sem confirmar os dias. "Com as novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo de Pernambuco, não será possível realizar o Carvalheira na Ladeira nas suas datas originais. Adiamos o Carvalheira Na Ladeira 2022 para o mês de Abril, mais especificamente para o feriado da Semana Santa", diz a produção do evento. Anitta, Durval Lelys, Banda EVA, Pedro Sampaio, Dennis DJ e Alceu Valença são nomes do line-up inicial do festival.

O "Camarote Parador", outro grande evento do Recife, também postergou a realização para o período da Semana Santa. A festa está prevista para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de abril deste ano, com nomes como Bell Marques, Ludmilla, Claudia Leitte e Marcelo Falcão.

CarnaUOL