Topo

CarnaUOL

Carla Prata é a nova madrinha de bateria da Vai-Vai: 'Estou sem dormir'

Carla Prata é a nova madrinha de bateria da Vai-Vai - Leonardo Martinez
Carla Prata é a nova madrinha de bateria da Vai-Vai Imagem: Leonardo Martinez

Bruno Laurato

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/02/2022 18h00

Neste domingo, a escola de samba Vai-Vai revelou a sua nova corte de bateria para o Carnaval de 2022. A agremiação retorna ao grupo especial com a apresentadora Carla Prata como madrinha da ‘Pegada de Macaco’, do Mestre Tadeu.

Carla que já teve passagens por outras escolas de samba paulistanas como destaque de chão, pela primeira vez estará à frente de uma bateria em São Paulo.

A musa conversou com o UOL e revelou estar surpresa e lisonjeada com o convite: "Estou em êxtase. É muita emoção. Carnaval é a minha vida e a Vai-Vai tem uma energia surreal, é algo inexplicável. Desde que recebi o convite eu não durmo, estou sob calmantes", contou.

A aproximação entre a apresentadora e a agremiação da Bela Vista se deu por meio de Gabriel Melo, que é diretor de Carnaval da escola e compositor na Imperatriz Leopoldinense - escola carioca onde Carla desfilará como destaque neste ano.

"Enquanto estava na Dragões da Real visitei a Vai-Vai e fiquei encantada com aquela energia. Até comentei com uma amiga que precisava desfilar pela escola. Ela fez o intermédio, me apresentou para o Gabriel, e esse ano recebi o convite para ser musa. Com o tempo, o chegou o convite para assumir o cargo de madrinha. Foi surreal", explicou.

Ao lado de Carla Prata, a escola nomeou Verônica Bolani como rainha da bateria e Giuliana Silva como princesa. Sobre a sua relação com as demais integrantes da corte, Carla contou que é de total sintonia.

"No último ensaio, tiramos uma foto juntas. Sem querer, estávamos alinhadas, usando a mesma roupa. Estamos com a mesma energia!", relatou.

Patrocínio para a escola e empoderamento negro

Questionada sobre um possível pagamento para ocupar o cargo de madrinha da bateria, Carla foi direta: "Eu não tenho dinheiro. Nunca paguei e jamais pagaria". A beldade contou que o presidente da escola a convidou graças ao apreço que a comunidade construiu por ela durante os ensaios.

Carla tem na ponta da língua o enredo da agremiação para o próximo ano. A Vai-Vai contará na avenida "Sankofá", referência a um pássaro africano que, segundo a lenda, olha para trás para traçar novos voos.

Diante disso, o carnavalesco Chico Spinosa cria a metáfora de que a agremiação, que enfrentou um rebaixamento em 2020, retorna às suas origens para desenhar um novo futuro.

"Para mim, é importantíssimo um enredo afro, que apresente a origem da escola. É um momento de renascimento. De volta ao grupo especial. Eu sou favor de contar a história do povo negro. Falar sobre essa comunidade é falar sobre o Brasil", definiu.

Ainda sobre referências passadas para se inspirar no futuro, Carla Prata revelou quais são as rainhas de bateria históricas que te inspiram. "Fábia Borges! Aquela mulher era um escândalo. Sempre admirei. Me inspiro muito", contou.

Fábia Borges foi rainha da bateria de Unidos da Tijuca de 1996 a 2006. Já sobre as musas da atualidade, Carla citou Waleska Reis, rainha de bateria da Império de Casa Verde.

Adiamento da Festa

Carla Prata foi uma das brasileiras que enfrentaram a covid-19. Inclusive, a artista teve sequelas com a doença. Contudo, ela não concorda com a medida de prevenção adotada pelas prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro que transferiram os desfiles das escolas de samba para o mês de abril.

"Eu vou ser bem sincera. Para mim, ou cancela tudo, ou não cancela nada. Porque o Carnaval é adiado, mas o futebol, o Carnatal, os shows sertanejos não são? Me soa como hipocrisia. As arquibancadas teriam apenas 70% da lotação e o público teria que apresentar a carteira de vacinação. Não concordo com o adiamento", defendeu.

Dupla Jornada e preparação para o desfile

No segundo semestre do ano passado, Carla teve que realizar um procedimento na coluna. Isso fez com que ela pausasse os treinos. Entretanto, no atual momento ela já está recuperada e sendo assistida por profissionais para estar em forma na avenida.

Embora tenha voltado às atividades físicas e alimentação saudável, a nova madrinha contou que fez alguns procedimentos estéticos, a exemplo da Lipo Lad com o objetivo de reduzir medidas.

Já sobre a jornada dupla (desfilar no Rio de Janeiro e em São Paulo), ela se mostra animada, visto que não é a primeira vez que ela enfrenta essa missão. "Eu sou ligada no 220. Corro e faço tudo, então, será tranquilo para mim. E eu sou tão abençoada que as duas escolas não vão desfilar no mesmo dia. Vai dar tudo certo!".

Carla deixou escapar que a data dos desfiles de São Paulo podem mudar novamente. Até a última atualização da prefeitura da capital paulista, as escolas de samba do grupo especial desfilam no dia 23 e 24 de abril, bem como as escolas cariocas do grupo especial. Além da avenida, a artista também é a madrinha de um camarote no Sambódromo do Anhembi.

Imperatriz Leopoldinense

Assim como a Vai-Vai, 2022 marca o retorno da Imperatriz Leopoldinense ao grupo de ouro do Carnaval. Sob assinatura de Rosa Magalhães, a "Rainha de Ramos" contará a história do carnavalesco Arlindo Rodrigues, com o enredo "Meninos, eu vivi… Onde canta o sabiá, Onde cantam Dalva & Lamartine".

Para esse desfile, Carla Prata adiantou que sua fantasia será "babado", segundo ela. O figurino representará o renascimento do Carnaval. Em relação a sua fantasia na Vai-Vai, porém, a apresentadora não deu nenhum spoiler. "Eu ainda não vi o figurino de madrinha. O convite ocorreu há pouco mais de uma semana, então ainda não tivemos tempo".

A Vai-Vai é a primeira escola a desfilar no segundo dia de desfile de São Paulo. Já a Imperatriz Leopoldinense será primeira escola do primeiro dia da folia carioca.

CarnaUOL