Morre Maria Helena, 'eterna porta-bandeira' da Imperatriz, aos 76 anos
Maria Helena, "eterna porta-bandeira" da Imperatriz Leopoldinense, morreu na manhã deste domingo (20) aos 76 anos. A informação foi confirmada pela agremiação carioca, que ainda não sabe a causa da morte.
Nascida em São João do Nepomuceno, no estado de Minas Gerais, em 1945, Maria Helena chegou à cidade do Rio nos na década de 1960, em busca de melhores condições de vida.
"Com o coração em luto, a Imperatriz Leopoldinense comunica o falecimento de sua eterna porta-bandeira Maria Helena... De costureira à Porta-Bandeira, Dona Maria enfrentou diversas provações, até se tornar uma das mais célebres damas da folia", disse a imperatriz Leopoldinense em comunicado.
Junto do seu filho, Chiquinho, Maria Helena formou um dos principais casais de mestre-sala e porta-bandeira da Avenida. Eles participaram de seis dos oito títulos da agremiação carioca, nos anos de 1989, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. Maria Helena, inclusive, esteve presente na quadra de samba na última sexta-feira (18).
"Empunhando a bandeira verde, branca e ouro de Ramos, se tornou uma das mais famosas e notórias personalidades do carnaval, sendo premiada e homenageada por diversos segmentos", afirmou a escola de samba.
O velório da "eterna porta-bandeira" vai acontecer amanhã (21), a partir das 9h, na quadra da escola de samba do coração, localizada em Ramos, Zona Norte do Rio.
"Nosso sentimento é de amor e gratidão por essa mulher guerreira e apaixonante, majestade da Imperatriz do Carnaval. Obrigado por tudo, Maria Helena. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, comunidade e todo o mundo do samba", finalizou a nota
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.