Topo

CarnaUOL

Morre Maria Helena, 'eterna porta-bandeira' da Imperatriz, aos 76 anos

Maria Helena, "eterna porta-bandeira" da Imperatriz, morre aos 76 anos - Divulgação
Maria Helena, 'eterna porta-bandeira' da Imperatriz, morre aos 76 anos Imagem: Divulgação

De Splash, no RIo

20/03/2022 16h49Atualizada em 20/03/2022 20h00

Maria Helena, "eterna porta-bandeira" da Imperatriz Leopoldinense, morreu na manhã deste domingo (20) aos 76 anos. A informação foi confirmada pela agremiação carioca, que ainda não sabe a causa da morte.

Nascida em São João do Nepomuceno, no estado de Minas Gerais, em 1945, Maria Helena chegou à cidade do Rio nos na década de 1960, em busca de melhores condições de vida.

"Com o coração em luto, a Imperatriz Leopoldinense comunica o falecimento de sua eterna porta-bandeira Maria Helena... De costureira à Porta-Bandeira, Dona Maria enfrentou diversas provações, até se tornar uma das mais célebres damas da folia", disse a imperatriz Leopoldinense em comunicado.

Junto do seu filho, Chiquinho, Maria Helena formou um dos principais casais de mestre-sala e porta-bandeira da Avenida. Eles participaram de seis dos oito títulos da agremiação carioca, nos anos de 1989, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. Maria Helena, inclusive, esteve presente na quadra de samba na última sexta-feira (18).

"Empunhando a bandeira verde, branca e ouro de Ramos, se tornou uma das mais famosas e notórias personalidades do carnaval, sendo premiada e homenageada por diversos segmentos", afirmou a escola de samba.

O velório da "eterna porta-bandeira" vai acontecer amanhã (21), a partir das 9h, na quadra da escola de samba do coração, localizada em Ramos, Zona Norte do Rio.

"Nosso sentimento é de amor e gratidão por essa mulher guerreira e apaixonante, majestade da Imperatriz do Carnaval. Obrigado por tudo, Maria Helena. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, comunidade e todo o mundo do samba", finalizou a nota

CarnaUOL