Topo

CarnaUOL

Carnavalesco é agredido em barracão da Gaviões da Fiel, em São Paulo

Zilkson Reis é carnavalesco da escola de samba Gaviões da Fiel - Divulgação
Zilkson Reis é carnavalesco da escola de samba Gaviões da Fiel Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo e no Rio

30/03/2022 14h55

O carnavalesco Zilkson Reis foi agredido no barracão da escola de samba Gaviões da Fiel durante a madrugada do último domingo (27). A informação foi confirmada hoje (30) pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

UOL apurou que uma lesão nas costelas do carnavalesco gerou uma perfuração no pulmão. Zilkson está precisando do auxílio de aparelhos para respirar e precisará aguardar o inchaço da cabeça diminuir para saber se precisará tratar sequelas.

O ataque ao carnavalesco aconteceu após a realização de uma festa na noite de sábado (26). Em nota, a SSP-SP disse que um boletim de ocorrência foi registrado na terça-feira (29) pela Delegacia Eletrônica. No entanto, "os fatos narrados pela declarante foram analisados pela autoridade policial e considerados como crime de tentativa de homicídio e, por isso, foi 'indeferido'"

A delegada titular do 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, responsável pela área, iniciou as apurações dos fatos e está em contato com a mulher para registrar o caso, conforme comunicado. Não há mais informações oficiais sobre quem foi o responsável pela agressão.

A AFBBG (Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido) também se pronunciou sobre o caso. Nascido em Parintins (AM), Zilkson Reis também é colaborador no festival local conhecido em todo o Brasil.

"Até o momento, as informações são de que Zilkson está internado na Santa Casa de São Paulo e seu quadro clínico, segundo fontes, é grave", diz o comunicado da associação.

"A diretoria do Boi Garantido já se articula para, assim que possível, trazer Zilkson Reis de volta à sua terra para que aqui, em segurança, possa dar continuidade ao tratamento para sua plena recuperação", afirmou a AFBBG.

UOL também entrou em contato com a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e com a escola de Samba Gaviões da Fiel, por e-mail e telefone, mas não obteve retorno até o momento. A escola publicou uma nota oficial no Instagram.

A agremiação disse estar "apurando os fatos e colaborando com as investigações sobre o caso do carnavalesco Zilkson Reis" e informou que o departamento jurídico irá se pronunciar assim que o inquérito policial for instaurado e mais informações forem fornecidas.

[A Gaviões] não aprova nem compactua com qualquer tipo de violência por parte de seus associados, cabendo à Autoridade Policial apurar com imparcialidade as versões apresentadas pelas partes envolvidas de modo que injustiças ou medidas judiciais prematuras sejam adotadas no curso do inquérito policial. Gaviões da Fiel

A Gaviões pontuou ainda que não havia expediente de trabalho no dia em questão no barracão, "portanto não havia motivos para nenhuma pessoa estar no local a serviço da entidade". "Ressaltamos que os Gaviões seguem prestando atendimento ao carnavalesco Zilkson Reis e à sua família", conclui a nota.

CarnaUOL