Pode ter bloco de rua? Confira as regras do Carnaval fora de hora
O Carnaval fora de hora deixou muita gente confusa: afinal, os blocos de rua foram permitidos? E as festas privadas? Onde é preciso usar máscara?
Confira como estão as restrições nas principais capitais do Carnaval, que em algumas cidades vai acontecer no feriado de Tiradentes: entre 21 e 24 de abril.
Rio de Janeiro
Os desfiles na Marquês de Sapucaí vão acontecer entre 20 e 23 de abril, e o desfile das campeãs será no dia 30. O comprovante de vacinação será exigido para quem entra no Sambódromo. O uso de máscaras, por outro lado, não é obrigatório.
Os blocos de rua do Rio de Janeiro assinaram um manifesto defendendo sua comemoração nos mesmos dias dos desfiles, mas a prefeitura ainda não se manifestou. No dia 13, uma rede de cerca de 140 blocos realizou um "BlocAto" defendendo a pauta; as festas particulares, por outro lado, estão liberadas.
São Paulo
Os desfiles no Sambódromo do Anhembi acontecem nos dias 16, 21, 22 e 23 de abril, com o desfile das campeãs no dia 29. O passaporte vacinal com duas doses será exigido na entrada, e máscaras não são obrigatórias.
Em relação aos blocos de rua, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que não é possível planejar a festa em menos de um mês. Cerca de 95% dos blocos cadastrados pela prefeitura cancelaram seus desfiles alegando falta de tempo, dinheiro e infraestrutura. As lideranças dos movimentos que organizam os blocos discutem uma nova data para a celebração. Em São Paulo, as festas privadas também estão permitidas.
Salvador
Em Salvador, o Carnaval mais uma vez não terá os tradicionais blocos de rua. Será possível ver algumas das atrações mais famosas em locais fechados — o CarnaSal, por exemplo, terá shows de Bell Marques, Léo Santana, Olodum, Banda Eva e mais. Os ingressos, no entanto, custam a partir de R$ 200.
Recife e Olinda
Ao contrário de São Paulo e Rio de Janeiro, Pernambuco não adiou o Carnaval para o feriado de Tiradentes. Algumas festas que estavam marcadas para o feriado em março foram adiadas para a Semana Santa, entre 15 e 17 de abril.
Quem sente falta da festa ainda tem a esperança do São João: o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo, fará o "Forrozão do Galo" nos dias 3 e 4 de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.