Topo

CarnaUOL

Pode ter bloco de rua? Confira as regras do Carnaval fora de hora

Confira como estão as restrições nas principais capitais do Carnaval - Marcelo Justo/UOL
Confira como estão as restrições nas principais capitais do Carnaval Imagem: Marcelo Justo/UOL

Do UOL, em São Paulo

18/04/2022 04h00

O Carnaval fora de hora deixou muita gente confusa: afinal, os blocos de rua foram permitidos? E as festas privadas? Onde é preciso usar máscara?

Confira como estão as restrições nas principais capitais do Carnaval, que em algumas cidades vai acontecer no feriado de Tiradentes: entre 21 e 24 de abril.

Rio de Janeiro

Desfile do Acadêmicos do Salgueiro na Marquês de Sapucaí em 2020 - Fernando Grilli/Riotur - Fernando Grilli/Riotur
Desfile do Acadêmicos do Salgueiro na Marquês de Sapucaí em 2020
Imagem: Fernando Grilli/Riotur

Os desfiles na Marquês de Sapucaí vão acontecer entre 20 e 23 de abril, e o desfile das campeãs será no dia 30. O comprovante de vacinação será exigido para quem entra no Sambódromo. O uso de máscaras, por outro lado, não é obrigatório.

Os blocos de rua do Rio de Janeiro assinaram um manifesto defendendo sua comemoração nos mesmos dias dos desfiles, mas a prefeitura ainda não se manifestou. No dia 13, uma rede de cerca de 140 blocos realizou um "BlocAto" defendendo a pauta; as festas particulares, por outro lado, estão liberadas.

São Paulo

Bloco Bangalafumenga desfilando no Carnaval de São Paulo - Soul em Cena / Divulgação - Soul em Cena / Divulgação
Bloco Bangalafumenga desfilando no Carnaval de São Paulo
Imagem: Soul em Cena / Divulgação

Os desfiles no Sambódromo do Anhembi acontecem nos dias 16, 21, 22 e 23 de abril, com o desfile das campeãs no dia 29. O passaporte vacinal com duas doses será exigido na entrada, e máscaras não são obrigatórias.

Em relação aos blocos de rua, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que não é possível planejar a festa em menos de um mês. Cerca de 95% dos blocos cadastrados pela prefeitura cancelaram seus desfiles alegando falta de tempo, dinheiro e infraestrutura. As lideranças dos movimentos que organizam os blocos discutem uma nova data para a celebração. Em São Paulo, as festas privadas também estão permitidas.

Salvador

Parangolé  anima publico no primeiro  dia de festa no Carnaval  de Salvador 2020 na quinta feira 20 de fevereiro  no Circuito  Campo Grande - Kleber Lobo/ AgFPontes/ Divulgação  - Kleber Lobo/ AgFPontes/ Divulgação
Salvador terá blocos privados
Imagem: Kleber Lobo/ AgFPontes/ Divulgação

Em Salvador, o Carnaval mais uma vez não terá os tradicionais blocos de rua. Será possível ver algumas das atrações mais famosas em locais fechados — o CarnaSal, por exemplo, terá shows de Bell Marques, Léo Santana, Olodum, Banda Eva e mais. Os ingressos, no entanto, custam a partir de R$ 200.

Recife e Olinda

Galo da Madrugada arrasta foliões em Recife - ANA LEAL/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO - ANA LEAL/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO
O Galo da Madrugada é o maior bloco de rua do mundo
Imagem: ANA LEAL/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Ao contrário de São Paulo e Rio de Janeiro, Pernambuco não adiou o Carnaval para o feriado de Tiradentes. Algumas festas que estavam marcadas para o feriado em março foram adiadas para a Semana Santa, entre 15 e 17 de abril.

Quem sente falta da festa ainda tem a esperança do São João: o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo, fará o "Forrozão do Galo" nos dias 3 e 4 de junho.

CarnaUOL