Carnaval 2022: Tempo esquenta em boa parte do País; N e NE enfrentam chuvas
Após dias mais frios, boa parte do País deve ter um feriadão com temperaturas mais elevadas, com o fim da ação de massas polares no território nacional. Depois de dois anos sem festas e desfiles de Carnaval por causa das restrições impostas pela covid-19, as comemorações, que vão do feriado de Tiradentes, na quinta-feira (21), até o domingo (24), devem ter tempo firme no Sudeste, Sul e Centro-oeste. Norte e Nordeste, a previsão da Climatempo é que o tempo siga chuvoso, podendo haver precipitações fortes.
Região Sudeste
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no Sudeste as chuvas não devem passar de 10 mm e deve ocorrer apenas em pontos isolados com umidade elevada. Em São Paulo, a menor temperatura será na quinta-feira, quando a máxima será de 26 °C. Os termômetros devem subir no final de semana.
Nas capitais mineira e carioca, os quatro dias terão sol com poucas nuvens e muito calor. No sábado, os termômetros chegam a bater 32 °C e 33 °C em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, respectivamente. Belo Horizonte e Vitória devem seguir sem chuvas até a próxima semana, de acordo com dados da Climatempo.
Podem receber pequenas quantidades de chuvas as áreas sul e leste de São Paulo e o sul de Minas, entre sexta-feira e sábado, e a Região Serrana do Rio, no domingo.
Nordeste
As capitais pernambucana e baiana devem ter sol com pancadas de chuva ao longo do feriadão. Em Salvador, a máxima será de 29 °C no sábado. No Recife, a maior temperatura será de 30 °C na quinta-feira, informa a Climatempo.
Segundo alerta do INMET, chove em diversos pontos do território baiano, com pouca intensidade, com exceção da região metropolitana de Salvador e nordeste baiano, que podem receber até 80 mm de precipitações — o que também deve ser verificado em mesma escala no norte do Maranhão, Piaui e Ceará.
Região Norte
Na capital paraense, as temperaturas vão chegar aos 33 ºC na sexta-feira e no sábado, mas em toda a região Norte, a expectativa, segundo a agência Climatempo é de pancadas de chuva entre quinta e sexta e precipitações mais localizadas no fim de semana. As áreas mais atingidas devem estar nos estados de Roraima, Amapá, Pará e Amazonas e podem ser registrados raios e trovões ao longo do feriadão.
De acordo com o INMET, nos estados do Acre, Rondônia, região sul de Tocantins e no leste de Roraima, as precipitações não ultrapassam os 50 mm no período. Já para as demais regiões, os acumulados devem girar em torno dos 60 mm, com alguns pontos chegando a 150 mm.
Região Centro-Oeste
Com exceção do extremo-norte de Mato Grosso, o Carnaval deve ser de sol predominante e temperaturas elevadas em toda a região. Em Brasília, a temperatura deve ficar em torno dos 29 °C. Em Cuiabá, a chuva só aparece de forma isolada no fim da tarde de sábado. Já em Campo Grande, pancadas leves são esperadas entre sexta e domingo.
Segundo alerta da Climatempo, a umidade do ar pode atingir índices críticos. A previsão do INMET é que as precipitações não passem dos 40 mm no período e as chuvas sejam resultado de conversões locais e pontuais de umidade.
Região Sul
De acordo com a Climatempo, a região é a área de maior instabilidade, o que não deve significar tempo fechado na maior parte dos estados. Ventos de alto níveis na atmosfera podem provocar chuva, mas não devem derrubar os termômetros nem provocar geadas.
Segundo o INMET, o sul do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul devem somar entre 50 e 100 mm de precipitações em decorrência de uma frente fria que passa na área entre sexta-feira e sábado (23).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.