Tom Maior encanta avenida com 'O Pequeno Príncipe' do Nordeste
A Tom Maior foi a quarta escola a desfilar pelo grupo especial de São Paulo no primeiro dia do Carnaval 2022. A escola abordou a literatura em seu desfile, e adaptou a história do clássico livro "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, para o Nordeste brasileiro.
A escola do bairro de Sumaré se inspirou em Josué Limeira e Vladimir Barros, que criaram a obra cordelista "O Pequeno Príncipe em Cordel", em 2015. O livro transpõe o clássico de Saint-Exupéry para o ambiente nordestino, mantendo a fidelidade do enredo original, mas em uma nova roupagem.
O samba-enredo é intitulado "O Pequeno Príncipe no Sertão", e os autores são Jairo Roizen, Morganti, Sukata, Valêncio, Nelson Valentim, Tubino, Jadson Fraga, Luan, Alexandre Gordão, Beto Savanna, Claudinho, Meiners e Victor Alves.
Para o carnavalesco Flávio Campello, o tema prega que a história do sertão é rica e cheia de boas mensagens. Assim como o clássico francês traz uma série de reflexões filosóficas e existenciais importantes, a história do nordeste brasileiro também retrata culturalmente um lugar muito diverso. Por isso, os dois temas são congruentes.
Os carros destacam as histórias diversas dos povos brasileiros e brincam com a mitologia fantasiosa do planeta B-612, habitado pelo Pequeno Príncipe, mesclando as referências com elementos mistos da cultura do Nordeste brasileiro. Neste sentido, a escola se propôs a contar a história do personagem do livro lançado originalmente em 1943 investigando os estados nordestinos.
Em um dos carros, por exemplo, o Pequeno Príncipe pega carona na "Asa Branca" para desbravar outros planetas. Em outro, ele chega à Terra, e vai investigando elementos do Brasil.
Segundo Campello, a intenção do carro em que o Pequeno Príncipe chega ao nordeste era reproduzir o ambiente de uma lojinha de presentes, que ele conheceria no planeta Tera. A partir do choque quando ele vai descobrindo novos elementos, ele aprenderia a valorizar o que ele tem de mais precioso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.