Topo

CarnaUOL

Lorena Raissa: nova rainha de Beija-Flor tem 15 anos e cresceu na quadra

Lorena Raissa é a nova rainha de bateria da Beija-Flor - Reprodução/Instagram
Lorena Raissa é a nova rainha de bateria da Beija-Flor Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

14/10/2022 14h42

Lorena Raissa, de 15 anos, é a nova rainha de bateria da Beija-Flor. A jovem competiu no concurso "Rainha da Comunidade" com outras 23 candidatas, incluindo sua irmã mais velha, e levou a coroa.

Ela já desfilava como passista há nove anos e concilia os estudos com as quadras. Aos 7 anos, já dava show na avenida e, aos 8, foi colocada pelo sambista Laíla no carro abre-alas.

Lorena substitui Raíssa de Oliveira, que ocupava o cargo há 20 anos.

Mas quem é Lorena?

Samba no pé desde pequena

Lorena faz parte de uma família de apaixonados pela "Soberana". É filha da passista Aline Souza, que atuou na escola dos anos 80 a 2019, neta do compositor Jorge Damu e irmã de ritmistas.

A jovem já veio ao mundo com samba no pé: decidiu nascer enquanto a mãe voltava para Nilópolis de um ensaio técnico.

"Em 2007, minha mãe veio no ensaio técnico com barrigão, rabiscando, porque minha mãe era e ainda é uma grande passista. No final, quatro ônibus parando na maternidade pra Lorena nascer. Você imagina que emoção?", contou Lorrayne, irmã de Lorena, ao "RJ2" (TV Globo).

Em 2016, aos 8 anos, Lorena apareceu no "Encontro" (TV Globo), ao lado da mãe e do irmão mais novo, Lorenzo. A pequena mostrou sua habilidade e encantou Felipe Andreoli, Ana Furtado e a plateia do programa. Na ocasião, ela disse que sambava desde que tinha "meses" de idade.

Lorena Raissa mostrou samba no pé ao lado da mãe e do irmão no 'Encontro', em 2016 - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Lorena Raissa mostrou samba no pé ao lado da mãe e do irmão no 'Encontro', em 2016
Imagem: Reprodução/Globoplay

Cresceu na escola

Com uma família tão carnavalesca, Lorena cresceu nas quadras da escola. Ela, assim como as outras três finalistas do concurso, passaram pelos projetos da Beija-Flor. Ainda pequena, ela já sonhava em fazer parte da diretoria artística da escola de samba.

Hoje, elas veem a veterana Selminha Sorriso formar a nova geração de crianças da escola nilopolitana.

Cresci aqui dentro com as pessoas falando: 'Você vai ser o futuro'. E hoje eu posso dizer pras meninas pequenas que elas são o futuro", disse ela, em entrevista ao "RJ2" (TV Globo).

Missão

Lorena já tem bem definida qual é sua missão no cargo de rainha de bateria.

Muita gente acha que é só sambar, mas é levar o amor pelo pavilhão. [...] O samba, o carnaval, para algumas pessoas, ainda é mal visto. [...] O passista tem que levar o samba, mostrar que é uma cultura, uma dança. Lorena Raissa em entrevista ao site Carnavalesco

CarnaUOL