Xaxado, fé e malandragem: veja os enredos que vão cruzar o Anhembi esse ano
Falta menos de um mês para o Carnaval e as escolas de samba de São Paulo já estão finalizando seus preparativos para o desfile desse ano. Com enredos que vão desde o Xaxado até a vida do cantor Bezerra da Silva, as agremiações paulistanas prometem uma folia com temas diversos e plurais.
Três vezes campeã do Carnaval, a Império de Casa Verde promete fazer uma viagem pela influência negra na música brasileira saindo da África e chegando à Casa Verde, bairro da zona norte de São Paulo. Com o enredo "Império dos Tambores - Um Brasil Afromusical", a escola tenta conquistar a quarta estrela que escapou pelas mãos no Carnaval passado, quando o Tigre Guerreiro perdeu o título nos critérios de desempate para a Mancha Verde.
Outra que até teve pontuação de campeã, mas ficou no quase foi a Tom Maior, que escolheu o enredo "Um culto às mães pretas ancestrais". O desfile da agremiação vermelho e amarelo falará sobre a ancestralidade, a força, o carinho e a importância das mães negras em busca do seu primeiro título na folia paulistana.
Exaltar a negritude também é uma missão abraçada pela Rosas de Ouro. A comunidade da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, vai transformar o desfile no Anhembi em um manifesto a favor da igualdade racial apresentando a história da resistência negra através dos tempos. Tradicional, a Roseira não ganha um título desde 2010, quando cantou a história do Cacau.
Com um pé na África e outro no Japão, a multicampeã Mocidade Alegre contará a história do guerreiro Yasuke, o samurai negro. O povo do Limão, bairro da zona norte de São Paulo, vai defender na pista a tese de que, assim como um negro virou samurai, todo jovem preto pode ser o que quiser na vida. A agremiação verde e vermelha foi mais uma a bater na trave e empatar em pontos com a campeã Mancha Verde no desfile de 2022.
A Acadêmicos do Tucuruvi também vão fazer de uma figura histórica uma plataforma para defender uma visão de mundo. O enredo da escola da Cantareira é "Da Silva, Bezerra. A voz do povo!" e pretende mostrar o Brasil através dos olhos e das músicas do cantor Bezerra da Silva, colocado pela escola como porta-voz da malandagrem e do povo brasileiro.
A mesma estratégia foi adotada pela Águia de Ouro, campeã de 2020. A escola do bairro da Pompeia, na zona oeste de São Paulo, contará se inspirou na vida e na superação de Sueli Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces. O enredo "Um pedaço do céu" promete ser lúdico e foi desenvolvido pelo multicampeão Sidnei França.
Três escolas apresentar um cantinho diferente do Brasil. A sempre favorita Dragões da Real, tenta seu primeiro título, contratou o carnavalesco Jorge Freitas (maior campeão de São Paulo) e fará com ele um enredo para apresentar as belezas de João Pessoa no Anhembi. O verde, as praias, a cultura e a culinária da capital paraibana serão mostrados no enredo "Paraíso Paraibano. João Pessoa a porta do sol das Américas".
A cidade fluminense de Paraty também será retratada na avenida. A Acadêmicos do Tatuapé, representante da zona leste de São Paulo, levará o enredo "Tatuapé Canta Paraty! Do caminho do ouro a economia azul. Patrimônio mundial, cultura e biodiversidade. Paraty, cidade criativa da gastronomia." para o Anhembi em 2023 na busca pelo terceiro título.
A Mancha Verde aposta todas as fichas no xaxado para tentar o terceiro título. Atual campeã, a verde e branca da zona oeste de São Paulo vai para a avenida com o enredo "Oxente - Sou xaxado, sou Nordeste, sou Brasil", e viajará pelas tradições do sertão nordestino tendo como enfoque a dança criado pelo bando de Lampião para celebrar as vitórias nas batalhas.
Curiosamente, outra escola ligada a uma torcida organizada também falará sobre vitórias no Anhembi em 2023. Comemorando sua volta ao Grupo Especial depois de 5 anos, a Independente Tricolor vai falar sobre as estratégias para vencer as batalhas partindo da Batalha de Troia. O enredo daquela que se define como "maior família tricolor do Brasil" é "Samba no pé, lança na mão, isso é uma invasão!".
E a guerra não vai desfilar uma vez só no Anhembi, já que os "Guaicurus" serão o enredo da Barroca Zona Sul, escola do bairro do Jabaquara. A verde e rosa de São Paulo quer contar a história do povo indígena Mbayá-Guaicuru, que defendeu a região do Pantanal da invasão de portugueses e espanhóis e defender o bioma que foi alvo de queimadas durante o Governo Bolsonaro.
A fé e o poder da religião são o tema escolhido pelos Gaviões da Fiel para o Carnaval desse ano. Reconhecidamente devotos de São Jorge, eles levarão para a pista o enredo "Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos. Amém!" e uma mensagem de tolerância religiosa, amor e união. Tetracampeã do Carnaval paulista, a Torcida Que Samba não vence um título sequer desde 2003.
A Estrela do Terceira Milênio vai estrear do Grupo Especial de São Paulo e quer comemorar o feito contando a história do riso e do humor. O enredo "Me dê a sua tristeza que eu transformo em alegria! Um tributo à arte de fazer rir" busca manter a escola, cujo presidente de honra é Milton Leite (presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo), na elite do Carnaval paulistano.
Quem também faz a festa é a Unidos de Vila Maria. Um ano antes de completar 70 anos de existência, a escola do Jardim Japão - bairro da zona norte de São Paulo - quer contar sua história e reverenciar seus feitos com o enredo "Vila Maria. Minha Origem. Minha Essência. Minha História! Fonte de Amor Muito Além do Carnaval". Apesar de ter batido na trave algumas vezes, a Vila ainda não conquistou nenhum título.
CarnaUOL
O CarnaUOL está de volta. O maior festival pré-Carnaval de São Paulo acontece no dia 4 de fevereiro no Allianz Parque com mistura de ritmos e grandes artistas no lineup.
Entre as atrações do CarnaUOL estarão Luísa Sonza, Gloria Groove, Claudia Leitte, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano, Dubdogz e Baianasystem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.