Topo

CarnaUOL

De Tieta a Anita Garibaldi: Quem são as mulheres homenageadas por Anitta

Carnaval 2023: Anitta usa fantasia com o tema "Mulheres Guerreiras" - Reprodução/Instagram
Carnaval 2023: Anitta usa fantasia com o tema "Mulheres Guerreiras" Imagem: Reprodução/Instagram

Bruno Laurato

Colaboração para UOL, em São Paulo

19/01/2023 18h05

Anitta, 29, está no aquecimento para seus blocos do Carnaval 2023, que desfilarão em Salvador e no Rio de Janeiro em fevereiro. E, como parte dessa preparação, ela tem realizado seus tradicionais "ensaios", que se tornaram grandes shows movimentando multidões em algumas capitais do país.

Neste ano, a cantora tem aproveitado esses eventos para homenagear grandes nomes femininos da história. As fantasias, que receberam o nome de "mulheres guerreiras", foram feitas pela figurinista Michelly X, que juntou referências das figuras históricas e o estilo de Anitta nas roupas.

Mas quem são as personalidades homenageadas até agora? Veja abaixo um pouco mais sobre cada uma delas e fique atento aos nomes que surgirão nos próximos shows. Neste sábado (21), Anitta deve apresentar mais uma homenageada no ensaio que fará em Brasília.

Tieta do Agreste

Da imortalizada obra do escritor baiano Jorge Amado publicada em 1977, "Tieta do Agreste" foi a primeira mulher homenageada por Anitta na temporada pré-Carnaval deste ano. Segundo a obra, Tieta é uma mulher livre, sensual e à frente do seu tempo.

Ela foi escorraçada de sua cidade natal por ser uma mulher sexualmente livre. Após anos vivendo em São Paulo como dona de um cabaré, Tieta volta para o Agreste e, agora rica, é recebida com festa.

A obra já foi adaptada para novela e filme. A atriz Betty Faria viveu Tieta na trama televisiva, enquanto Sônia Braga foi a mocinha no cinema.

Anitta abre ensaios de carnaval com look inspirado por Tiêta do Agreste - Julia Bandeira (@juliabandeiraph) - Julia Bandeira (@juliabandeiraph)
Anitta abre ensaios de carnaval com look inspirado por Tiêta do Agreste
Imagem: Julia Bandeira (@juliabandeiraph)

Marietta Baderna

No segundo ensaio, Anitta se baseou em uma personalidade ainda pouco conhecida, a bailarina Marietta Baderna. Ao contrário de Tieta, Baderna é uma personagem real, que viveu no Rio de Janeiro por volta dos anos 1850.

Embora fosse uma bailarina clássica, Baderna se apaixonou por ritmos afros e os trouxe para a sua forma de dançar, o que chocou a classe conservadora. Tida como revolucionária e contestadora, a bailarina não deu grande importância para isso, mas acabou sendo boicotada com o passar dos anos.

Os fãs de Baderna se tornaram os "baderneiros" e, por consequência, o nome da bailarina até hoje é sinônimo para confusão ou desordem.

Valentina Tereshkova

Em Florianópolis, Anitta usou uma fantasia inspirada na astronauta russa Valentina Tereshkova, que foi a primeira mulher a ser enviada ao espaço. Ela tripulou sozinha a Vostok 6 em junho de 1963. No espaço, Tereshkova permaneceu por quase três dias e percorreu 48 voltas na órbita terrestre.

Anitta posa inspirada em Valentina Tereshkova - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Anitta posa inspirada em Valentina Tereshkova
Imagem: Reprodução/Instagram

Anita Garibaldi

A homenageada do ensaio do último domingo (15), em São Paulo, foi a revolucionária Anita Garibaldi. Com o nome original de Ana Maria Ribeiro da Silva, a combatente teve participação importante na Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolução Farroupilha, que ocorreu no Rio Grande do Sul entre as décadas de 1830 e 1840.

Anita ainda foi combatente na Batalha de Gianicolo, na Itália e, por estar em duas importantes revoluções, é conhecida como "Heroína de Dois Mundos".

Vestida em homenagem a Anita Malfatti, Anitta chega para ensaio do seu bloco de Carnaval em SP - Manuela Scarpa/BrazilNews - Manuela Scarpa/BrazilNews
Vestida em homenagem a Anita Malfatti, Anitta chega para ensaio do seu bloco de Carnaval em SP
Imagem: Manuela Scarpa/BrazilNews

Barbarella

Para show em Brasília, ela escolheu um macacão bem futurista, com direito a luvas de espinhos e uma espécie de coroa na cabeça, com estrelas desenhadas.

Anitta também usou uma bota metálica para compor o look, apostou em uma gargantilha no mesmo tom e brincos em argola combinando com o restante.

Na legenda, Anitta revelou que se inspirou em "Barbarella", filme de 1968 que conta a trajetória de uma viajante do espaço do século 41. Ela foi uma personagem polêmica para a época, pois usava o corpo e a sexualidade para derrotar seus inimigos.

Heroínas sexualizadas?

Após surgir com as primeiras fantasias dos ensaios, a cantora Anitta recebeu críticas do público. Alguns fãs nas redes sociais acusaram a artista de "sexualizar" a imagem de figuras históricas. Ao UOL, a cantora rebateu os comentários, dizendo ser uma pessoa sensual e que essa é uma leitura dela sobre as personalidades.

"É uma versão minha de homenagear essa pessoa. Eu gosto de ser sensual, minhas músicas são sensuais. Não tem nada a ver eu estar aqui dançando, rebolando, toda tapada. Não combina comigo. Então é uma leitura minha", disse.

CarnaUOL

O CarnaUOL está de volta. O maior festival pré-Carnaval de São Paulo acontece no dia 4 de fevereiro no Allianz Parque com mistura de ritmos e grandes artistas no lineup.

Entre as atrações do CarnaUOL estarão Luísa Sonza, Gloria Groove, Claudia Leitte, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano, Dubdogz e Baianasystem.

CarnaUOL