Topo

BaianaSystem celebra volta do Carnaval de rua: 'Novo momento político'

CarnaUOL: O BaianaSystem está ansioso para a retomada do Carnaval - Reprodução/Instagram
CarnaUOL: O BaianaSystem está ansioso para a retomada do Carnaval Imagem: Reprodução/Instagram

Flávio Ismerim

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/01/2023 12h00

A banda baiana BaianaSystem vive a expectativa de poder voltar às ruas com o seu trio Navio Pirata após dois anos sem Carnaval em função da pandemia de covid-19.

Em entrevista ao UOL, o fundador e integrante da banda Roberto Barreto celebra o retorno dos festejos e associa o sentimento de euforia com o momento político marcado pela volta a poder do presidente Lula e a revalorização da cultura no país.

"É uma transformação, um momento político diferente, uma revalorização da cultura, um momento em que as pessoas conseguem se olhar e estar ali num sentido de celebração e de volta", declarou.

Maratona da folia

O BaianaSystem vai enfrentar uma verdadeira maratona para conseguir matar as saudades do Carnaval e rodará o país para viver a folia de Momo. Tudo começa na Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, em Salvador, e termina no domingo pós-Carnaval, com o desfile do Navio Pirata em São Paulo.

Barreto conta que a sequência de apresentações exige um preparo físico e mental, já que os trios elétricos e os desfiles são imprevisíveis.

"Muitas vezes você acha que vai fazer o trio em 3 horas e vira 5. Isso já impacta na voz, no cansaço. Às vezes você viaja na sequência para tocar no outro dia. De fora do Carnaval, parece impossível. De alguma maneira, no Carnaval, essa magia que acontece vai te levando e você não sabe como consegue", explicou.

Navio Pirata nas ruas

O Navio Pirata vai às ruas três vezes nesse Carnaval:

  • 12 de fevereiro: Furdunço, no circuito Barra-Ondina, em Salvador
  • 19 de fevereiro: Circuito Campo Grande, em Salvador
  • 25 de fevereiro: no Ibirapuera, em São Paulo

Em todos os desfiles, o trio do Navio Pirata vai sem cordas, ou seja, não funciona como um bloco, com a cobrança de abadás e faz a separação entre o folião comum (pipoca) e quem pode pagar mais.

"O Navio Pirata saindo na rua aberto, da forma que acontece, ele é muito mais espontâneo e permite muito mais gente, muito mais troca, o que a gente percebe em São Paulo", descreve Barreto.

Esquenta para o Carnaval

Se nos últimos shows o BaianaSystem vinha mesclando o repertório dos álbuns "Sulamericano" e "OXEAXEXU", daqui em diante os hits dos dois discos terão que abrir caminho para a entrada de outras canções no repertório, que deve ficar a cara do Carnaval.

"Naturalmente, quando chega perto do Carnaval, a gente começa a trazer coisas que não estavam naquele show. Principalmente em festivais, você tem ali 1 hora para tentar contar uma história e fazer um roteiro que caminha nisso", explica Barreto.

Para a banda, o clima é de experimentação e troca, já que o festejo pede que a banda esteja ligada no que pulsa e faz a plateia curtir em cada ocasião. "Acontece muito no nosso show de a gente perceber o que tá acontecendo e abrir efetivamente um diálogo real. Às vezes uma música que não funciona tanto num lugar funciona no outro."

O repertório do BaianaSystem no Carnaval já vai ser testado no CarnaUOL. A ideia é aproveitar a versatilidade do festival —que conta com atrações que vão do pop ao sertanejo—, para já entrar no clima da folia.

"Isso já é uma premissa do Carnaval, principalmente do Carnaval de rua. No caso do festival, tem coisas mais pop, sertanejo, mas isso tem a ver com esse espírito dessa volta, dessa retomada, dessa celebração. E numa celebração, cabe um pouco de tudo", afirmou.

CarnaUOL

O CarnaUOL está de volta. O maior festival pré-Carnaval de São Paulo acontece no dia 4 de fevereiro no Allianz Parque com mistura de ritmos e grandes artistas no lineup.

Comprar ingresso

Entre as atrações do CarnaUOL estarão Luísa Sonza, Gloria Groove, Claudia Leitte, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano, Dubdogz e Baianasystem.