Topo

CarnaUOL

Gilberto Gil diz que Carnaval será marcado por alívio após eleição de Lula

Gilberto Gil  - Reprodução/Instagram/@gilbertogil
Gilberto Gil Imagem: Reprodução/Instagram/@gilbertogil

Do UOL, em Salvador

28/01/2023 11h39Atualizada em 28/01/2023 11h39

No ensaio para o Festival de Verão de Salvador, Gilberto Gil, 80, disse que o Carnaval sob o novo governo, de Lula, será marcado por "alívio".

"É um governo que cumpre o papel de nos dar alívio em relação a tantas coisas, em relação a tantos distratos com a vida cultural brasileira, com acessibilidade da personalidade do país e tudo mais", disse o artista.

Esse governo que voltou com Lula, que já teve uma experiência razoável, pelo menos, como governante, restaura uma possibilidade de uma relação educada entre o povo e a sociedade. Então é um alívio.

Festival de Verão de Salvador

Gil e Caetano Veloso, 80, cantarão "São Salvador" e "Divino Maravilhoso" — que ficaram famosas na interpretação de Gal Costa.

Os artistas fizeram a passagem de som ontem. Aos jornalistas, Gil contou que a homenagem foi "um impulso natural" da parte dele e da parte de Caetano.

É honrar a presença extraordinária que ela teve em nossas vidas do ponto de vista pessoal, a grande amizade, o grande afeto, o grande carinho que tínhamos entre nós e também a participação musical, cultural. Gilberto Gil

"[Gal] subitamente nos faltou e hoje é a memória dela que vive conosco, em todos os sentidos, nas imagens, as gravações, e os sons", disse o cantor, que explicou a escolha das canções. Além de serem marcantes na carreira de Gal, combinariam com o momento político.

"Acabamos de viver um período no Brasil em que aquelas ameaças todas da época da ditadura voltaram a nos assombrar, então tem esse aspecto exorcizante também, cantar essa música aqui e agora que pudemos nos livrar do pesadelo".

*O UOL viajou a convite da organização do evento

CarnaUOL