Topo

CarnaUOL

Estudo e simpatia: quais são as obrigações de uma Rainha da Beija-Flor

Carnaval 2023: Soninha Capeta, Raíssa e Lorena - Reprodução/Instagram
Carnaval 2023: Soninha Capeta, Raíssa e Lorena Imagem: Reprodução/Instagram

Bruno Laurato

Colaboração para UOL, no Rio de Janeiro

30/01/2023 12h00

"Aqui na Beija-Flor a gente cria Rainha em casa", disse a ex-rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa de Oliveira, ao Uol. A sambista reinou à frente dos ritmistas da agremiação de Nilópolis por 20 anos e agora entrega a faixa para Lorena Raíssa, que, com 15, assume o posto após vencer um concurso entre outras passistas da comunidade.

Assim como Lorena, Raíssa também assumiu o posto, em 2003, após um longo reinado de outra grande sambista: Sônia Maria Regina, conhecida por Soninha "Capeta", que ganhou endiabrado apelido graças ao rebolado acelerado. As três gerações trazem histórias de alegrias e comprometimento com a Beija-Flor, cada uma com sua experiência, mas estão alinhadíssimas quando questionadas sobre "Quais as obrigações de uma rainha de bateria?"

Engana-se quem pensa que a resposta para a pergunta foi primeiramente o samba no pé. É evidente que ter um bom gingado é importante, mas na Beija-Flor a primeira obrigação é estudar. "Rainha não é só a coroa na cabeça, aquela coroa pesa. Por que ali você traz sonhos de outras meninas, então, é uma responsabilidade, tem que estudar, tem que dar o exemplo. O exemplo arrasta. Tem que estudar", disse Raíssa.

A importância da educação também foi reforçado por Capeta. "A Beija-flor exige todo mundo estudando porque a escola dá oportunidade de subir na vida, mas tem que estudar. Como você subirá na vida se não saber escrever?", defendeu.

Aos 15, Lorena assume o posto de principal passista da agremiação ainda cursando o segundo ano ensino médio. Ela concorda que a agenda ficou mais atribulada após o cargo, mas entregou que a Beija-flor acompanha de perto seu boletim. "Meu irmão ano passado reprovou e não pode desfilar", relembrou a Rainha rindo.

"Eu só estou com a agenda cheia porque é janeiro e não tem aula. Quando voltar as aulas eles montam uma agenda se preocupando muito com meus horários. Então, eles sempre priorizam muito a escola. E eu fico muito feliz, porque amo estudar", completou.

Simpatia

Tão importante como a educação e os estudos, outra característica fundamental das Rainhas da agremiação de Nilópolis é a simpatia. Soninha Capeta, foi uma das juradas do concurso que elegeu Lorena em 2022. Ela defendeu que a humildade e a simpatria junto à comunidade é ainda mais importante que ter um bom samba "Não adianta você ser aí bateria metida", disparou.

Tem que ser de bateria humilde, dar chance para as pessoas. Eu falo com comunidade geral, mendigo trabalhador, todo mundo me dou. Tem que ser simpática. Tem que ser humilde, entendeu?", completou a veterana que será homenageada no Carnaval 2023 na escola Unidos de Lucas, que desfila no grupo B da folia.

Simpatia com a comunidade foi o conselho de Sônia para Raíssa em 2003 e, portanto, seria o conselho de Raíssa para Lorena. Mas a ex-Rainha disse que nesse quesito, não foi preciso. "A Lolo [Lorena] é um escândalo eu nem preciso falar que ela deve ser simpática, porque ela já é", elogiou.

Se espelha na família Beija-Flor

O alinhamento das três Rainhas também foi o mesmo quando a pergunta era: "O que é a Beija-Flor para você?". A resposta em uníssono foi: "Família". "É a casa que eu nunca tive. Perdi mãe e pai e a Beija-flor abriu não só a porta, mas o coração também e me aceitou de braços abertos. É minha família", declarou Soninha.

"A Beija-Flor é além de tudo uma família. Que eu aprendo cada vez mais que essa família está unida. Eu sou muito grata por nascer em uma escola só de amor", disse Lorena.

"Só quem vive a Beija-flor sente o que é Beija-flor de verdade, entendeu? E a Beija-flor do dia a dia é igual uma família. Aquela união toda, aquela alegria. Quando a escola perde todo mundo chora junto, quando a escola ganha todo mundo também tá junto, um dando força para o outro. Então assim é Beija-flor, realmente é mais do que uma escola de samba", finalizou Raíssa.

CarnaUOL

O CarnaUOL está de volta. O maior festival pré-Carnaval de São Paulo acontece no dia 4 de fevereiro no Allianz Parque com mistura de ritmos e grandes artistas no line-up.

Entre as atrações do CarnaUOL estarão Luísa Sonza, Gloria Groove, Claudia Leitte, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano, Dubdogz e Baianasystem.

CarnaUOL