Da admiração pela mãe ao estrelato: a trajetória de Gloria Groove
Gloria Groove é uma máquina de fazer hits em diferentes gêneros musicais, recheada de talento e versatilidade. Dona de sucessos como "Bumbum de Ouro", "Vermelho" e "Coisa Boa", a cantora de 28 anos começou a soltar a voz ainda aos 4 anos, inspirada pelo trabalho da mãe.
Ela se apresenta nesse sábado (4) no Festival CarnaUOL, que conta ainda com atrações como Luisa Sonza, Claudia Leitte e Zé Neto e Cristiano.
A drag queen é filha de Gina Garcia, que é backing vocal do grupo Raça Negra há quase 30 anos. Ela já cantou com artistas como Gloria Gaynor - do hit "I Will Survive" -, e a dupla Gian & Giovanni.
Eu digo que estou sambando ao som de "dig dig ê", desde o útero da minha mãe e é verdade. Gloria Groove
Isso porque sua mãe não parou de se apresentar durante a gravidez. De acordo com Gloria, a mãe fez show até os 8 meses de gestação no ano de 1994, no auge do sucesso da banda: "Apesar de não ter ido pro lado do pagode, eu levo muito no coração esse amor, essa referência", revelou em entrevista a Tiago Abravanel no programa Sai da Caixa, do Canal UOL.
A primeira música. "Hero", de Mariah Carey, foi a primeira música que Gloria Groove cantou. Ela contou que, com apenas 4 anos de idade, assistia a mãe ensaiar a canção para uma apresentação e se inspirou para soltar a voz.
Eu já via que aquilo que ela apresentava no palco era diferente do que ela era em casa. Ela estava mais alta, o olho estava maior, ela não tinha problemas no palco, ela era uma deusa. Gloria Groove
A estreia profissional. Apesar de ter feito um comercial da Elma Chips aos 6 anos, o pequeno Daniel, nome de quem dá vida à Gloria Groove, começou sua carreira nos palcos de verdade um ano depois, na Galera do Balão - um remake do Balão Mágico.
Eu só tinha 7 anos, estava na segunda série e passei em um concurso superimportante, que celebrava um projeto muito massa do passado. Gloria Groove
Daniel também foi finalista do quadro Jovens Talentos do Programa Raul Gil, da Band, e passou no teste para atuar na novela "Bicho do Mato", na Record.
A voz de milhões. A próxima seara conquistada por Daniel foi a da dublagem, onde ele descobriu o poder de dar voz e força a personagens em produções como "Aladdin", "Power Rangers", "Digimon" e "Elite".
A carreira na dublagem seguia firme até 2021, quando precisou sair de cena para que Gloria Groove pudesse brilhar nos palcos e ocupar 100% dos espaços da agenda de Daniel.
Começo como drag. A arte drag só chegou mesmo na vida de Daniel em 2014, quando, inspirado pelo reality RuPaul's Drag Race, ele encontrou o seu lugar.
"Nunca me encaixei e me enxerguei dentro do que as pessoas esperavam para mim. Quando se olha, não se sabe se é homem, mulher, meio do caminho, se chama de ele ou de ela. Ser drag me permitiu me ver pela primeira vez como artista", afirmou em entrevista ao UOL.
"Dona", a primeira música, veio em 2016. Na época, Gloria Groove saiu em turnê e chegou a abrir shows de drags relevantes do reality americano, como Adore Delano e Sharon Needles. No ano seguinte, veio o primeiro álbum, o "Proceder", em que ela retrata sua vivência como drag e gay e seus relacionamentos.
O estrelato. Tudo estourou mesmo em 2018, quando "Bumbum de Ouro" virou o hit do carnaval e era tocada em todos os bloquinhos de todos os cantos, o tempo inteiro. A partir daí vieram os feats com Leo Santana, em "Arrasta"; Iza, em "YoYo"; e Lexa, em "Provocar".
A versatilidade, sua maior marca, foi resgatada nos EPs "Alegoria" e "Affair", nos quais ela passeia em diferentes gêneros e se prova sucesso em frente. Mas, pra ser diva mesmo, faltava um álbum que coroasse toda a trajetória e colocasse Gloria Groove de vez no Olimpo da música pop nacional: "Lady Leste".
O álbum foi lançado no ano passado e, além de um conceito visual muito forte, conta com hits como "Vermelho", "A Queda" e "Bonequinha". Na esteira do sucesso estrondoso, vieram apresentações no Lollapalooza e no Rock in Rio, além da apresentação do programa Música Boa Ao Vivo, no Multishow.
CarnaUOL
O CarnaUOL está de volta. O maior festival pré-Carnaval de São Paulo acontece no dia 4 de fevereiro no Allianz Parque com mistura de ritmos e grandes artistas no line-up.
Entre as atrações do CarnaUOL estarão Luísa Sonza, Gloria Groove, Claudia Leitte, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano, Dubdogz e Baianasystem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.