Com doença autoimune, Carla Prata segue dieta sem glúten e sem lactose
Rainha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi, Carla Prata intensificou a dieta anti-inflamatória sem glúten e sem lactose para mitigar os efeitos da miastenia gravis e se preparar para o Carnaval 2023.
"Me alimento da maneira mais correta possível para ter uma dieta totalmente anti-inflamatória porque o meu organismo já ataca ele mesmo. Então, quanto menos coisa eu fizer para inflamar o meu organismo, melhor. Para mim é bem mais complicado por conta da minha doença", explicou Carla em entrevista ao UOL.
A apresentadora do programa Selfie, da RedeTV!, é portadora da doença autoimune miastenia gravis e revelou que precisa redobrar os cuidados com treinos e alimentação para aguentar a maratona de ensaios e o desfile oficial.
Por causa da minha doença, eu tenho que retirar glúten, lácteos e derivados. Açúcar eu já não como, fritura também não e bebida. Se você vier aqui em casa, você vai ver que não tem óleo, não tem açúcar, não tem refrigerante porque eu não consumo isso, eu não compro isso. Já faz parte da minha vida. Carla Prata
A miastenia gravis é uma doença autoimune, crônica e que afeta diretamente a comunicação do sistema nervoso com os músculos. A característica clínica da doença é a fraqueza muscular e a fadiga, e afeta qualquer músculo do corpo, desde a mastigação e a deglutição, membros superiores e inferiores, musculatura de movimentação dos olhos e pálpebras, até músculos respiratórios.
"A minha doença causa exatamente cansaço, e é uma coisa que a gente não pode ter pra sambar. Mas eu vou com garra, com força, com vontade, faço tudo certinho, tomo tudo certinho. Mas, graças a Deus, eu consigo", disse.
Correria da rotina. Com os ensaios e as gravações do Selfie, a rotina de Carla Prata tem ficado cada vez mais intensa conforme o Carnaval se aproxima. Por conta da miastenia gravis, a carioca de 43 anos precisa redobrar o cuidado e chega a tomar mais de 30 comprimidos por dia.
"Faço exame laboratorial de sangue praticamente a cada um mês e meio para ver se as minhas taxas estão boas. Tomo uns 30 comprimidos por dia, tem época que é até mais. Até o povo que vai colher meus exames de sangue em mim fica chocado, porque são tipo 40 tubos."
A dieta também sofre mudanças com a chegada do Carnaval. A estreia como rainha de bateria na Acadêmicos do Tucuruvi requer um acompanhamento mais próxima da nutricionista, que chega a mudar a dieta de Carla uma vez por semana.
"A minha nutricionista está acompanhando e mudando a dieta toda semana porque, pela correria, às vezes eu não consigo fazer uma refeição ou outra. Ela pegou a proteína de uma refeição, o carboidrato, e colocou na que eu consigo fazer. Então tem toda uma estratégia", explica.
Faculdade de nutrição. Em função da doença, a apresentadora decidiu estudar nutrição e investigar melhor as implicações de uma má-alimentação nos efeitos da miastenia gravis. Faltando um ano para a formatura, Carla entendeu a importância de se alimentar bem e adotou a dieta para toda a sua vida.
"Eu comecei a estudar como é, o que o glúten faz com as células, comecei a aprender, ela começou a me explicar. Eu tiro realmente da minha dieta, não faz parte da minha vida. É claro que eu me doou o luxo, de vez em quando, de comer algo que de repente tenha glúten. Mas é assim uma vez no mês. Aquilo ali não vai influenciar no meu organismo, porque é pouquíssima quantidade", conta.
Carnaval 2023. A Acadêmicos do Tucuruvi é a segunda escola a pisar no Anhembi no sábado de Carnaval (18). Vinda de uma 12ª colocação, a escola da zona norte de São Paulo tentar o título inédito com o enredo "Da Silva, Bezerra. A Voz do Povo!", que defende que o cantor carioca é o porta-voz do povo brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.