Topo

CarnaUOL

Luiza Brunet: 'Yasmin sempre teve medo das comparações no Carnaval'

do UOL, no Rio

09/02/2023 10h45

Mãe e filha estarão na Sapucaí em 2023. Luiza Brunet, ícone do Carnaval, desfilará em uma homenagem pela Portela, e Yasmin Brunet estreia na passarela do samba como musa da Grande Rio.

A veterana da folia passou ensinamentos valiosos para a filha. É o que Luiza conta em entrevista ao UOL:

Ensinei a ela a ter respeito por cada posto de uma escola. É preciso entender que quem comanda ali é a comunidade, e ela precisa interagir com eles, dos jovens aos mais velhos. Aquele espaço não é nosso, é da comunidade, e nós só estamos ali contribuindo.

Ainda na entrevista, Luiza entrega que Yasmin já foi convidada para desfilar por muitos anos, mas sempre teve medo de ser comparada com a mãe:

A Yasmin já foi convidada para desfilar até do meu lado, mas sempre teve receio de nos compararem. Demorou, mas ela escolheu sua escola e aceitou.

Mais conselhos para a filha: "Disse a ela: 'Yasmin, relaxa, viva esse momento que é muito bacana'. Ela resolveu ter aulas de samba e está se dedicando, mas não adianta, nunca sambará como uma passista. O importante é que está feliz e se dedicado ao máximo. Espero que ela seja vista como uma menina 'normal', sem essa responsabilidade de carregar o que a mãe representou".

O retorno ao Carnaval: "A Bianca [Monteiro, rainha da Portela] foi muito generosa em convidar outras rainhas que antecederam ela no Carnaval para uma espécie de homenagem. Ela é uma menina da comunidade, uma passista de mão cheia, e teve a sororidade de lembrar de nós. É uma atitude para ser comemorada."

Conselho de Glória Maria: "Aprendi com a Glória Maria: temos que homenagear as pessoas enquanto elas estão vivas. A Glória foi homenageada a vida inteira, e muito mais depois que morreu. Homenagens como essa da Portela são sempre válidas."

Luiza Brunet na Sapucaí - Manuela Scarpa / Brazil News - Manuela Scarpa / Brazil News
Luiza Brunet na Sapucaí
Imagem: Manuela Scarpa / Brazil News

Musa do Camarote Allegria: "Acho engraçado ser musa de um camarote aos 60 anos, mas é muito gostoso. É ótimo representar um camarote chamado Alegria. E vejo que qualquer mulher pode ser musa em qualquer idade. Não importa quantos anos você tem, e sim o legado que você deixa, a sua história."

Voltaria a ser rainha de escola? "Acho muito bom que a rainha de bateria de uma escola seja uma passista. Ela representa de verdade o samba, natural, de raiz, e que ela aprendeu ao longo da vida. Se eu fosse convidada para voltar, não aceitaria. Já fiz o que tinha que fazer, agora é preciso abrir espaço para outras gerações."

Preparação para o Carnaval: "Meu preparo físico está muito bom. O que preciso agora é coordenar a emoção. Só de estar na avenida no ensaio técnico já estive em lágrimas. Mas tudo bem, acho isso bom. Temos que ter lágrimas e transbordar de amor, de abraços. Estou muito bem preparada."

Alguma dieta? "Nunca fiz dieta radical, sempre conservei meu peso. Sou menina do subúrbio, andava demais, pegava trem. Sempre tive um corpo muito flexível e magro. No papel de modelo, meu corpo era meu instrumento de trabalho. Não gosto de dieta radical só para o Carnaval. A chance de você desmaiar na avenida é muito grande. Tudo tem que ser feito com muito cuidado."

Yasmin Brunet - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Yasmin Brunet
Imagem: Reprodução/Instagram

CarnaUOL