Agenda cheia e livre de decepções: Ferrugem 'vira a chave' na carreira
Ferrugem, 34, diz ter dado a volta por cima na onda de polêmicas que o rondou entre 2018 e 2019 - incluindo a pisada no braço de um fã - e tem celebrado a maturidade artística e pessoal com sua nova turnê, "Meu Mundo", com repertório que faz um passeio pela carreira e suas inspirações.
Em conversa com o UOL, em clima de pré-Carnaval, o pagodeiro fala sobre a agenda no período da folia, e diz estar vivendo um momento de "virada de chave", em que consegue enxergar as polêmicas em que se envolveu com mais clareza e tirar delas um aprendizado.
Acho que se hoje em dia eu consigo olhar para esse episódio [da pisada no braço do fã] e entender os aprendizados que tirei dele, é porque esse momento ruim já passou. O tempo permite que a gente veja as coisas com mais clareza, né?.
Em janeiro de 2022, Ferrugem disse ter sido rejeitado na época das polêmicas, e que foi um momento que descobriu quem realmente estava ou não do seu lado, aprendendo a lidar com decepções. A maturidade veio com uma ajuda especial:
A pessoa que mais esteve comigo nesse processo foi a Thaís, minha esposa. Ela me ajudou a olhar pra vida com mais agradecimento por tudo, e essa foi uma virada de chave para mim.
Carnaval do Ferrugem: "Estamos bem atarefados, viu? Graças a Deus. Além dos grandes camarotes do Rio, passaremos também por Minas Gerais e São Paulo. O repertório tá massa para essa época do ano, com música para a galera sambar muitos, e outras daquelas que a gente se junta em roda com amigos. Estou animado".
A turnê "Meu Mundo" - "Passeia muito bem pela minha carreira, não fica só na superfície. Tem os hits mais recentes? Tem. Mas tem também músicas lá dos meus primeiros álbuns, faixas que dizem muito sobre mim. Ah, e os covers que faço nesse show são muito reveladores também no sentido de mostrarem artistas que me inspiraram."
Homenagens no repertório. "Acho muito importante referenciar quem veio antes da gente e abriu os caminhos. Não tinha como eu montar esse show sem incluir homenagens aos artistas que moldaram o meu gosto musical e ajudaram a formar o artista que sou hoje. Digo isso não só sobre as minhas referências do pagode, como o Soweto e os caras do Art Popular, mas na música brasileira em geral."
Já realizou todos os sonhos? "Estou num momento de muita gratidão. Então casa, carro, roupas, os tênis que eu curto muito? esses desejos vêm e vão, e sou muito grato pelo meu trabalho, que proporciona tudo isso pra gente. Mas sonho mesmo, no momento, é só ver minhas filhas crescerem saudáveis e felizes, do lado da minha esposa."
AGENDA DE CARNAVAL - FERRUGEM
16/02 - Quissamã / RJ
17/02 - Brumadinho / MG
18/02 - Camarote Rio / RJ
19/02 - Carnaval das Artes / RJ
19/02 - Camarote Arpoador / RJ
20/02 - Camarote Mar / RJ
21/02 - Peruíbe / SP
25/02 - Atafona / RJ
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.