Topo

CarnaUOL

Ovo, torresmo e caviar: confira as fantasias dos famosos da Grande Rio

Carnaval 2023: confira os figurinos dos famosos da Grande Rio

Bruno Laurato

Colaboração para UOL, no Rio

16/02/2023 04h00

Com um enredo brincante e cheio de referências ao subúrbio carioca, a Grande Rio está em busca do seu bicampeonato no Carnaval carioca homenageando o cantor e compositor Zeca Pagodinho.

Conforme consta no "livro abre-alas", onde a agremiação apresenta suas ideias para os jurados, a energia bem-humorada do cantor também será vista nas alas, alegorias e destaques que desfilam pela escola.

Nem as fantasias de famosos escaparam e ganharam um ar brincalhão na Sapucaí. O UOL listou algumas das fantasias mais curiosas que serão levadas para a avenida. Confira!

Caviar. A funkeira Pepita estará com a Grande Rio mais um ano, e em 2023 sua fantasia se chama "Sou mais Ovo Frito, Farofa e Torresmo", versos da música "Caviar", sucesso de Zeca Pagodinho.

A canção também foi a inspiração dos carnavalescos para criar a fantasia da cantora Pocah. Com um look luxuoso, "Caviar" é o nome ao figurino da funkeira. Outra música lembrada no desfile é "O Bagaço da Laranja", essa será representada pela modelo Renata Kuerten.

O universo musical ainda é a inspiração para o figurino da influencer Mileide Mihaile. Ela será a "Perfeita Harmonia", verso da composição de Almir Guineto, Bidubi e Brasil, gravada por Zeca no álbum do ano 2000, "Água da Minha Sede".

De Flores a Sereia: confira as fantasias das rainhas de bateria do Carnaval

Estreia na Sapucaí. Xamã e Pequena Lo também terão fantasias inspiradas na vida de Zeca. Mais precisamente no subúrbio carioca, paixão do cantor.

Enquanto a influencer desfilará como "Feira de Acari", Xamã será na avenida o "Coco, Quadrilha e Calango", ele é um dos destaques do segundo tripé da escola, de nome "Sapopemba e Maxambomba".

David Brazil, por sua vez, figura tradicional nos desfiles da agremiação de Caxias, terá uma fantasia inspiradas nos erês —espíritos infantis. "O muso incorpora a energia infantil e veste fantasia inspirada na visão tradicional dos erês, espíritos de luz que "baixam" nas umbandas cariocas", explica os carnavalescos no livro.

Rainha. A atriz Paolla Oliveira, rainha de bateria da escola, desfilará como "Peito de Aço, Coração de Sabiá", representando o metal ligado ao orixá Ogum, de quem o cantor Zeca Pagodinho é devoto.

Ogum, divindade tão cultuada por Zeca Pagodinho, é o Orixá detentor dos saberes das forjas e dos segredos dos metais (...) A fantasia da rainha de bateria evoca esse universo metálico, simbolizando, ainda, a ideia de que Maria Padilha, célebre pomba-gira, tem "peito de aço e coração de sabiá". Em meio aos "amores passarinheiros" de Zeca, Paolla Oliveira veste a força observável no altar móvel que acompanha Pagodinho em todos os seus shows. E saúda, ainda, a irmandade de Ogum e Oxóssi, santos já homenageados por Bafo da Onça e Cacique de Ramos "Livro abre-alas"

O amor do cantor por São Jorge também será lembrado na fantasia da atriz Monique Alfradique. Ela será a "Alvorada". "O céu suburbano, no amanhecer do dia 23 de abril, se vê colorido por fogos vermelhos —expressão faiscante da fé no Santo Guerreiro. A fantasia da musa evoca o imaginário encarnado de Jorge, colorindo a avenida com as tintas da devoção".

O desfile será encerrado com a alegoria "Mas eu fico em Xerém, porque é terra boa: celebração no quintal", que conta com uma Águia —simbolo da Portela, agremiação da qual Zeca é torcedor. O cantor será um dos destaques do carro ao lado de seus familiares e de integrantes da velha guarda da agremiação de Madureira.

Já na frente da alegoria, quem representará a ave é a musa Adriana Bombom. "A fantasia da musa homenageia o símbolo maior da escola sediada à rua Clara Nunes, em Madureira: a águia (...) Uma águia está pintada no muro do "Quintal do Pagodinho", em Xerém, tamanha a admiração do músico pelo pássaro portelense. Que voe alto!".

CarnaUOL