Topo

CarnaUOL

Vai passar o Carnaval em casa e sozinho? 8 dicas para sobreviver

Como sobreviver ao Carnaval em casa? - Capuski/Getty Images
Como sobreviver ao Carnaval em casa? Imagem: Capuski/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/02/2023 04h00

Há um Carnaval para quem gosta do glitter e dos blocos, e outro bem diferente para quem quer usar o feriado para descansar e curtir a paz.

Se você é desses que planeja ficar em casa só, temos 8 dicas para sobreviver e não cair no tédio.

Certifique-se de que não terá que passar no supermercado durante o feriado. Os mercados e as padarias ficarão certamente lotados de foliões indo ou voltando de blocos, seja comprando bebidas ou fazendo um lanchinho durante uma farra e outra. Por isso, o melhor a fazer é estocar as compras com antecedência para ter tudo em casa e passar os dias com tranquilidade.

Prepare uma lista do que assistir no streaming. Essa é aquela hora para finalmente começar aquela série ou conferir aquele filme que está na sua lista há tempos. Por isso, organize as prioridades do que vai querer assistir. Há vários filmes indicados ao Oscar disponíveis nas plataformas, por exemplo.

Tente não ficar apenas em frente à TV. Apesar de ser tentador, principalmente quando estamos sozinhos, passar o dia todo no sofá em frente à televisão também pode ser exaustivo e causar uma sensação de ansiedade. Uma boa alternativa é tentar variar as atividades, dentro das possibilidades. Escolha um bom livro para ler, um quebra-cabeça para tentar montar ou uma receita para preparar na cozinha. Para quem gosta, se aventurar na jardinagem e cuidar de plantas também ajuda a distrair e descansar a mente.

Crie uma rotina. Organizar o dia é importante mesmo em períodos de descanso. Claro que está mais do que permitido dormir até tarde e querer não fazer nada durante o dia todo, mas também é bom se programar para tentar fazer uma coisa ou outra diferente, para cuidar da saúde mental.

Que tal começar aquela faxina no guarda-roupa e nos armários? Esse é aquele momento para finalmente separar as roupas e objetos que não usa mais, fazer uma limpeza e abrir espaço em casa para o que é novo — além, é claro, de dar um novo destino ao que não está mais em uso. Se possível, é interessante separar o que pode ser doado para quem mais precisa.

Fique de olho nos desfiles das escolas de samba. Mesmo se você não estiver interessado em pular os blocos, os desfiles das escolas de samba continuam a todo vapor para garantir que o clima carnavalesco chegue a todas as casas. A transmissão televisionada dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro está garantida pela Globo. Aproveite para conhecer as agremiações e os enredos escolhidos por cada uma delas.

Tente fazer algo ao ar livre. Ficar em casa é bom, mas quebrar a rotina também inclui praticar atividades diferentes. Uma boa alternativa para quem optar por curtir o feriado sozinho é fazer uma caminhada, ou dar uma volta em algum parque, ou região que tenha natureza. Em várias cidades do Brasil é possível alugar bicicletas por um tempo. Por que não colocar uma música no fone de ouvido e sair para pedalar? Apenas se certifique de olhar se não haverá blocos passando por perto. Caso contrário, poderá ficar "preso" entre os foliões.

Por que não se fantasiar mesmo assim? O Carnaval é uma festa popular e das mais democráticas: há opções de entretenimento para todos os gostos e estilos, e blocos que celebram com os mais variados estilos musicais. Por isso, por que não se deixar levar ao menos um pouquinho, colocar um glitter no rosto ou algum adereço no corpo e ver algum bloco passar, mesmo que seja da janela? Você não fica de fora da folia e consegue manter seu espaço intacto!

CarnaUOL