Topo

CarnaUOL

'Cadê Dalila' é sobre cocaína? Ivete Sangalo sempre negou

Colaboração para o UOL

17/02/2023 10h26

Ivete Sangalo abriu o Carnaval de Salvador ontem. Com quase 30 anos de carreira, a cantora já teve o nome envolvido em alguns boatos, como por exemplo que sua energia característica vinha do uso de cocaína.

A droga, inclusive, já foi atrelada à música "Cadê Dalila", escrita por Carlinhos Brown e Alain Tavares, e famosa na voz da artista. Tudo isso, é claro, já foi negado pela própria Ivete. Em entrevista à Veja em 2013, ela rebateu que a canção seria um código para buscar cocaína.

Oi? Por que, você já mandou buscar a sua assim? Ô, meu Deus, coitado de Carlinhos Brown, autor da música, que é tão careta. Isso aí é folclore. São elucubrações carnavalescas. O cara está tão doido que manda buscar uma Dalila.
Ivete Sangalo à Veja em 2013

Na mesma reportagem, Ivete também disse que nunca usou nenhum outro tipo de droga. "Não bebo, não fumo. Tomo uma taça de vinho e já é demais, porque odeio aquela sensação de 'delay', de velocidade alterada do álcool. Nunca nem experimentei drogas. Isso pode soar cafona, mas eu nunca vi cocaína", afirmou.

Não tenho relação nenhuma com droga.

Apesar de Ivete negar que a Dalila da música seja cocaína, essa é uma expressão usada em parte do Nordeste para se referir à droga.

Quem é Dalila?

  • "Cadê Dalila" foi lançada no Carnaval de 2009.
  • Foi escrita por Carlinhos Brown e Alain Tavares.
  • Faz parte do álbum de estúdio "Pode Entrar", que conta com outros sucessos da cantora, como "Na Base do Beijo" e "Agora Eu Já Sei".
  • Foi eleita a música do Carnaval daquele ano por dois dos principais prêmios do evento: Bahia Folia e Dodô e Osmar.

Dalila seria uma deusa carnavalesca que vê os momentos de crise sob um olhar otimista. Segundo o site Folia Bahia, na época em que a música foi escrita, a imprensa falava sobre uma suposta crise do gênero musical axé. Inspirados por isso, os compositores escreveram então a previsão de um vidente, que teria afirmado que o Carnaval de Salvador seguiria existindo apesar de qualquer coisa.

CarnaUOL