Topo

CarnaUOL

SAC Carnaval: grupo usa humor para atender foliões e ajuda até na paquera

Do UOL, em São Paulo

17/02/2023 12h02Atualizada em 17/02/2023 18h24

Tudo começou como uma brincadeira entre amigos — e terminou como uma atração dos blocos de rua cariocas. O SAC (Serviço de Atendimento) do Carnaval promete aos foliões um serviço de ouvidoria carnavalesco e também pode ser uma ferramenta para aqueles que precisam de uma mãozinha na hora da paquera.

Aqui você poderá estar registrando sua reclamação carnavalesca. Queremos estar te ajudando! SAC Carnaval

A história começou em 2020, quando os professores Rafael Costa e Tais De Sá se divertiam em um bloco de rua no Rio de Janeiro.

"A gente estava em um bloco e aconteceu alguma coisa com um rapaz, não lembro direito, mas a gente queria reclamar. E aí falamos: 'vamos falar com o SAC'. Nós dois e outra amiga falamos juntos: Serviço de Atendimento ao Carnaval. Foi daí que começou tudo", contou Taís em entrevista ao UOL.

Com um estandarte indicando a ouvidoria, um linguajar de marketing e até crachás para os colaboradores, o SAC Carnaval começou a desfilar nas ruas cariocas atendendo dezenas de foliões.

grupo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Grupo faz pesquisas e atendem 'reclamações' de foliões nos blocos cariocas
Imagem: Arquivo pessoal

É um mundo de possibilidades. A gente interage com as pessoas no bloco, faz pesquisas, preenche o formulário, mesmo que no aperto da festa, e o pessoal super comprou a ideia. É uma oportunidade de falar com as pessoas e gente se aproveita para xavecar e fazer amizades. Tais De Sá, a supervisora do SAC

Prancheta na mão

Para registrar uma reclamação, no entanto, o cliente tem que passar por um questionário. As perguntas, como explicam os criadores, estão sempre vinculadas ao contexto social do Brasil.

"Em 2020 a gente falava muito sobre flerte, quantas pessoas beijou. Em 2022, antes de começar, a gente já passava o álcool em gel no atendimento e perguntava sobre a vacina, devido à pandemia. Depois trabalhamos com as eleições. Esse ano ainda estamos produzindo os formulários porque estamos preparando um bom atendimento para os nossos clientes", explica Taís.

As demandas que chegam até o SAC são diversas — e não há limites para a imaginação. "Aumentar ou diminuir a temperatura do ar condicionado do bloco, reclamação a respeito da cerveja quente. Teve até um protocolo de uma cliente que reclamou que só tinha homem bonito no bloco e ela estava muito cansada...", conta Rafael.

As reclamações são levadas a sério pelo SAC e a resolução delas podem ser feitas na hora. Em 2020, por exemplo, o SAC atendeu a uma demanda dentro de um restaurante.

"Paramos no nosso horário de almoço e tinha uma senhora sentada. Ela começou a conversar com a gente e falou que gostava muito do Carnaval, mas que não poderia ir para o bloco porque tinha feito uma cirurgia. O SAC então promoveu um bloco para ela ali mesmo. Foi muito divertido. Cantamos marchinhas e ela ficou muito feliz", relembra Tais.

O sucesso do SAC fez com que o grupo criasse uma página no Instagram, onde as interações continuam mesmo depois do bloco. "Somos uma empresa séria e queremos ter credibilidade no mercado", brinca Rafael.

E o que terá o Carnaval 2023?

crachá - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os amigos fizeram até crachá de identificação do SAC
Imagem: Arquivo pessoal

O SAC já esteve nas ruas este ano e antecipa: a festa vai ser grande.

"Deu pra sentir que as pessoas estão realmente botando muita expectativa nesse Carnaval, muita gente que não participou no ano passado quer retornar com tudo este ano. Estou ansiosíssimo. Como amante do Carnaval, acho que faz toda a diferença a cidade inteira estar envolvida. A gente pode fazer atendimento no metrô, no carro de aplicativo, no restaurante...", diz Rafael.

O grupo já preparou novidades para o atendimento dos foliões. "Antes de a pessoa ser atendida, ela vai ter que confirmar que é ou não robô. Vamos fazer um teste de quantos carros ela tá vendo, quantos semáforos, igual ao da internet. Segurança acima de tudo."

Além disso, o SAC também disponibilizará planos para os clientes que querem se dar bem na paquera.

Teremos o Sem Critério, para aqueles que suportam a ressaca moral; o Fidelidade, para quem deseja permanecer com o cônjuge até o final do Carnaval; o Fidelidade Flex, para quem tem relacionamento, mas está aberto a novas experiências e o Amor Platônico, que é para quem fica esperando o amor do carnaval. Esse plano pode incluir fugidas e perdidas dos amigos para ir viver. Rafael

O professor explica que, para os próximos dias, o SAC espera um "congestionamento do sistema e explosão de vendas" no carnaval carioca.

CarnaUOL