Topo

CarnaUOL

Sapucaí terá 'vipão' para amantes da moda com projeto de Gringo Cardia

Gringo Cardia assina o conceito visual de camarote na Sapucaí - Divulgação
Gringo Cardia assina o conceito visual de camarote na Sapucaí Imagem: Divulgação

do UOL, no Rio

17/02/2023 10h17

Nem todos os espaços da Marquês de Sapucaí, no Rio, podem ser comprados. Alguns são bastante exclusivos, apenas para convidados, como o camarote do Grupo SOMA, que estreia no Rio como um verdadeiro "vipão" para amantes da moda.

Com shows de Fernanda Abreu, Diogo Nogueira, Gilsons e Olodum, entre outros, o espaço abrirá nos cinco dias da Sapucaí e contará com representantes das diversas marcas: FARM, Animale, Hering, NV, Cris Barros, Foxton, Dzarm, Maria Filó e Fábula.

Entre os convidados das marcas, estão influenciadores, parceiros de negócios e fornecedores. A turma da moda deve aparecer em peso.

Camarote voltado para o público da moda na Sapucaí - Divulgação - Divulgação
Camarote voltado para o público da moda na Sapucaí
Imagem: Divulgação

Para a estreia na Sapucaí, o grupo SOMA convidou o badalado arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia para criar o conceito visual. Ele quer transformar os espaços em verdadeiras galerias de arte.

"O camarote está fazendo uma homenagem ao Carnaval brasileiro e carioca através da arte, representada em duas raízes principais: africana e indígena. Queremos valorizar o Carnaval como arte de excelência", diz ele em entrevista exclusiva ao UOL.

A ideia é relacionar moda e arte: "A maneira de a moda estar presente no Carnaval é ter uma visão especial e inovadora, e o camarote tem isso no DNA, de inovar e instigar as pessoas a serem diferentes e únicas."

Entre os detalhes do visual do camarote, vale destacar que as escadas ganham uma extensa luminária assinada pelo Pirilampos do Planeta, projeto de educação ambiental que desenvolve esculturas através do reaproveitamento de resíduos. Eles têm o propósito de transformar 50 mil embalagens plásticas, do lixo, em arte e parte delas estará no camarote.

"Para compor o conceito visual comigo, chamei o J. Cunha, um grande artista pop que trabalhou muitos anos no Carnaval de rua e fez toda a identidade visual do primeiro bloco fundamental da história do Carnaval no Brasil, o Ilê-Aiyê. Do outro lado, trouxe a Moara Tupinambá, uma artista jovem contemporânea, mulher militante que luta pela sua etnia e, com sua arte, traz a relação entre o feminino e a natureza. O encontro de ambas as estéticas foi muito interessante e acabou sendo levado também para os abadás, que têm a influência dos dois artistas", conta Gringo.

Abadás estilosos do camarote voltado para o público da moda - Divulgação - Divulgação
Abadás estilosos do camarote voltado para o público da moda
Imagem: Divulgação

Programação badalada e para todos os gostos

Os dois primeiros dias de celebração - 17 e 18 - foram separados para os colaboradores do Grupo, que terão o espaço exclusivo para sua confraternização anual. No line-up: Roda de Samba do Pretinho da Serrinha com convidados como Cida Santana, Jorge Aragão, Revelação, Dudu Nobre e Pique Novo. A bateria nota 10 da Mangueira se encarrega de fechar as noites, que contam também com a presença dos DJs Zeh Pretim e Nepal.

Já os dias 19 e 20, de desfiles de escolas de samba do grupo especial, serão dedicados a convidados externos, assim como o dia 25 - desfile das campeãs. Nestas datas, o palco SOMA recebe Xande de Pilares, Fernanda Abreu, Diogo Nogueira, Mangueira, Gilsons, Olodum e as rodas de samba de Cida Santana e Nego Alvaro, além do cortejo do Bloco SOMA, montado por Gabriel Gabriel para fechar as noites de folia. Os Djs Zé Pretim, Zé do Roque e Nepal também marcam presença.

Primeiro camarote carbono neutro

O "vipão" da moda estreia na Sapucaí com uma gestão sustentável. As emissões de gases de efeito estufa produzidas pelo evento serão 100% neutralizadas, a partir de um mapeamento. Para organizar o camarote, o Grupo também segue a gestão responsável de resíduos: todos os pratos e talheres são 100% biodegradáveis e compostáveis, feitos de planta, com cor natural e que já são carbono neutro.

CarnaUOL