Topo

CarnaUOL

De Grazi a Sabrina, as musas que reinaram nos 100 anos do Baile do Copa

Colaboração para UOL, no Rio de Janeiro

18/02/2023 12h00

Em 2023, o hotel Copacabana Palace completa 100 anos e este marco será o tema do tradicional baile de Carnaval, o baile do Copa, que acontece hoje. Tão tradicional quanto a celebração, é a presença da rainha do evento. Todo ano uma celebridade é convidada para coroar a festa.

Neste ano, a Izabel Goulart será a responsável por abrilhantar o baile. Segundo ela, ser escolhida no ano do centenário é algo ainda mais especial.

"Apesar de ser um grande evento tradicional do Rio de Janeiro, o Baile do Copa é relevante no Brasil e no mundo, capaz de traduzir as raízes e costumes das festividades carnavalescas, além de já ter tido mulheres incríveis e admiráveis no posto de Rainha. Ter sido escolhida como Rainha no ano do centenário é realmente muito especial.", comentou.

Quem já foi Rainha?

O primeiro Baile do Copa aconteceu em 1924, no ano seguinte à inauguração do hotel. No evento, estavam presentes nomes como Brigitte Bardot e Lana Turner.

Ele se tornou tradicional e aconteceu por 4 décadas seguidas, mas viveu um hiato de 20 anos. Nos anos 90, o Baile voltou com tudo e teve como a sua primeira rainha a socialite Narcisa Tamborindeguy, em 1995.

De lá para cá inúmeras celebridades já reinaram no evento. Nos últimos três anos, quem abrilhantou o Baile foi Ísis Valverde, Deborah Secco e Camila Queiroz, em 2018, 2019 e 2020, respectivamente.

Elas se unem à galeria de rainhas como Grazi Massafera, Sheron Menezes, Cris Vianna e Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato, Guilhermina Guinle, Luiza Brunet e Luana Piovani.

CarnaUOL